São Joaquim criará seu primeiro Núcleo de Tecnologia e Inovação nesta segunda-feira
O Presidente da Acate ( Associação Catarinense das Empresas de Tecnologia), Daniel dos Santos Leipnitz, vai estar nesta segunda-feira em São Joaquim para participar do lançamento do primeiro núcleo de empresas de tecnologia e inovação da Acijo ( Associação Empresarial) da cidade.
O Presidente da Acate ( Associação Catarinense das Empresas de Tecnologia), Daniel dos Santos Leipnitz, vai estar nesta segunda-feira em São Joaquim para participar do lançamento do primeiro núcleo de empresas de tecnologia e inovação da Acijo ( Associação Empresarial) da cidade. O evento está marcado para as 19 horas, na sede na Associação Empresarial de São Joaquim, que fica no centro, em frente a sede da Celesc. Na ocasião, o presidente da Acate fará uma palestra com o tema a “Importância da Tecnologia e da Inovação para o Desenvolvimento Regional”.
A Acate é referência como entidade representativa das empresas de tecnologia e inovação em Santa Catarina. Atua desde 1986 e tem participação decisiva no desenvolvimento de centros de tecnologia e inovação nas diferentes regiões do Estado.
O núcleo de tecnologia e inovação será o terceiro a ser criado dentro da Associação Empresarial de São Joaquim, ativada desde o ano passado. O primeiro núcleo foi formado por jovens empreendedores e o segundo pelas vinícolas da cidade.
O objetivo da formação do núcleo de tecnologia e inovação é estimular as empresas já existentes e incentivar a criação de novas, ligadas principalmente ao agronegócio e ao turismo como um todo. A formação em especial desse núcleo terá o apoio, além da Associação Empresarial local, da Acate, da Prefeitura Municipal e da ADR (Agência de Desenvolvimento Regional). De forma conjunta, a ideia é encontrar logo um local para a instalação de empresas de tecnologia e inovação já formadas e das novas que serão criadas.
Santa Catarina é o estado que mais cresce em número de colaboradores na área de tecnologia e inovação, envolvendo principalmente jovens. No total hoje somam cerca de 3 mil empresas, 5 mil sócios e mais de 47 mil funcionários, segundo levantamento da Acate.. Essas empresas faturam R$ 11, 4 bilhões, o que já corresponde a 5% do Produto Interno Bruto (PIB) catarinense.
Fonte: SaoJoaquimOnline