SC Angels lança Programa de Mentorias voltado para startups
A partir de agora, a SC Angels – a Associação de Investidores Anjo – passa a contar com o Programa de Mentoria. O primeiro workshop de capacitação e alinhamento com mentores ocorreu na última semana, dia 16 de agosto, conduzido pela facilitadora Cibele Sanches, Especialista de Pessoas da SC Angels.
Trata-se de uma oportunidade com ganhos para todos os lados, seja associados, empreendedor de startup e também o para o ecossistema de inovação, conforme explica Cibele. Pelo programa, segundo ela, o associado tem a oportunidade de entrar em contato com novos negócios e empreendedores, e, com base em seus conhecimentos e vivência, poderá gerar um impacto positivo para esses profissionais e empresas. “Além disso, pode ter a oportunidade de atuar como mentor, com vistas a se tornar, inclusive, um futuro conselheiro empresarial”, destaca Cibele.
Por outro lado, para o empreendedor de startup, o ganho tem outro viés: a possibilidade de falar sobre sua dor e desafio, ouvir e receber orientação de pessoas mais experientes para melhorar seu negócio. “Sem contar que o processo permite ao empreendedor uma tomada de consciência e maior clareza para melhores decisões de negócio, aumentando as chances de escolhas que tragam resultado e aceleram o desenvolvimento. Com tudo isso, também ganha o ecossistema como um todo”, explica Cibele.
A Especialista de Pessoas destaca que o programa de Mentoria da SC Angels se destina a empreendedores de startups de todo o país em diferentes fases de maturidade. Até mesmo aqueles que ainda não receberam nenhum aporte do grupo de investidores. “A gente abriu a chance tanto para startups investidas ou não. Ambas opções dentro a ideia de Smart Money for Smart People, ou seja, não queremos entrar apenas com o dinheiro, mas queremos ajudar a desenvolver ideias e negócios. Queremos oferecer um canal para conectar os nossos sócios com o ecossistema e ter melhores resultados para todos”, observa.
Cacio Packer, co-founder da SC Angels destaca, que, pelo programa, o mentor não tem a responsabilidade de dar uma resposta pronta, nem determinar o que a startup deve ou não fazer. “Nossa proposta é que o mentor possa ajudar a diminuir as chances de erros e conduzir o empreendedor de uma maneira menos arriscadas e orientá-lo a encontrar as próprias respostas”, disse.
Para a startup que quiser receber mentoria basta fazer a inscrição pelo site da associação no link Cadastro de Mentoria. Também no site é possível ter acesso à lista de todos os mentores e suas especialidades.