SC busca referências em gestão da inovação na Espanha
Representantes de empresas, do governo e das federações das indústrias dos estados de Santa Catarina, Minas Gerais, Paraíba e Alagoas realizarão entre os dias 13 e 17 de junho uma missão à Espanha para buscar referências em boas práticas de gestão da inovação e promoção da inovação.
Representantes de empresas, do governo e das federações das indústrias dos estados de Santa Catarina, Minas Gerais, Paraíba e Alagoas realizarão entre os dias 13 e 17 de junho uma missão à Espanha para buscar referências em boas práticas de gestão da inovação e promoção da inovação. A missão faz parte do cronograma de atividades do Programa Sistemas Regionais de Inovação (SRI), que visa fortalecer os sistemas de inovação e estreitar o relacionamento entre empresas e instituições que atuam na área de ciência, tecnologia e inovação.
Na comitiva catarinense irão representantes da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate) e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL/SC), entidade do Sistema FIESC e responsável pelo projeto SRI em Santa Catarina.
Durante a missão, o grupo irá visitar empresas e organizações públicas da Catalunha e do País Basco. Em Bilbao, cidade do País Basco, a comitiva brasileira irá conhecer os programas de apoio a inovação da região, o processo de elaboração do plano de ciência, tecnologia e inovação, as redes de centros tecnológicos, os programas de inovação empresarial, além de visitar o centro de investigação cooperativa em biociências. Serão apresentados também como se dá a colaboração entre os centros tecnológicos e as indústrias, os desafios dos sistemas regionais de inovação e as políticas de promoção da inovação do setor empresarial cooperativo.
Em Barcelona, capital da Catalunha, o grupo irá conhecer o sistema de inovação e o processo de elaboração do plano de investigação e inovação da Catalunha, o desenvolvimento de sistemas territoriais de inovação na área da biotecnologia, o sistema Catalão de transferência de tecnologia e conhecimento, além de observar a cidade de Barcelona como um espaço de inovação.
O programa SRI vem sendo desenvolvido desde o início de 2010 em SC, MG, PB e AL e posteriormente será disseminado para os demais estados brasileiros. Realizado em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Cooperação Espanhola, Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e Sistema Indústria (CNI), o projeto tem um aporte de um milhão de dólares em recursos para fomentar a inovação e consequentemente ampliar a competitividade das empresas do país.
Assessoria de imprensa do Sistema FIESC