SC estuda criação de comitê para agilizar soluções tecnológicas no setor público de saúde
A Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) e a Secretaria de Estado da Saúde (SES) pretendem criar um comitê para agilizar a implementação de soluções tecnológicas no setor público de saúde. A iniciativa foi debatida na última quinta-feira (06/07) durante uma reunião entre a Secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto e a Vertical Saúde da ACATE, em Florianópolis.
Segundo a secretária Carmen, as empresas catarinenses de tecnologia oferecem diversas soluções em saúde, porém ainda há dificuldades para a implantação. Isso ocorre por problemas burocráticos e falta de comunicação entre as unidades. Ela salienta que o comitê a ser criado fará parte de um centro de inteligência que está sendo montado na SES para melhorar o fluxo de serviços e atendimentos, além de acelerar o processo de transformação digital da pasta. “Esta parceria com a ACATE pode ajudar a melhorar a oferta de serviços ao usuário de saúde e utilizar a tecnologia para otimizar os processos e custos. Esse é o grande objetivo e temos muito caminho a avançar”, salienta a gestora da pasta.
O diretor da Vertical Saúde da ACATE, Walmoli Gerber Jr., lembra que a entidade promoveu doações de equipamentos para unidades de saúde, entre elas a Tomozinha, um inovador aparelho de tomografia de brinquedo que humaniza o atendimento nos hospitais infantis. Segundo Walmoli, a aproximação com a SES permitirá a expansão desse tipo de iniciativa. “Ainda sofremos com a burocracia e a falta de comunicação na saúde pública. Santa Catarina é uma referência na construção das soluções. Agora, queremos ser referência também na implementação disso nos nossos hospitais. A ACATE quer ajudar como parte da solução, para que o beneficiado seja o usuário dos serviços de saúde”, conta Walmoli, que dirige há 12 anos a Vertical de saúde.
A Vertical Saúde
As Verticais de Negócios reúnem startups e empresas, associadas à ACATE, conforme seu segmento de atuação, potencializando os negócios e projetos em conjunto. O programa estimula empreendedores a buscar conexões para gerar trocas de experiências em prol do desenvolvimento e de novas oportunidades de negócios no ecossistema.
A Vertical Saúde é composta por mais de 90 empresas de tecnologia que atuam no desenvolvimento e comercialização de soluções para o segmento de saúde. Juntas, as empresas desenvolvem soluções como IoT, business intelligence, big data e analytics com aplicação para medicina preventiva e personalizada, além de sistemas para gestão de equipamentos e informações médicas, indicadores para gestão de saúde, biotecnologia e nanotecnologia.