Sebrae lança série de programas de rádio sobre inovação
Com duração de três minutos, o Faça Diferente, uma série de 120 programas, destacará casos de sucesso de empresários de diversos pontos do País e será transmitido de segunda-feira a sexta-feira por um período de seis meses. O objetivo do programa, parceria do Sebrae com a Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed), é mostrar aos empresários de empreendimentos de micro e pequeno porte o papel da inovação como motor dos negócios.
“Queremos que o ouvinte saiba que inovação não é um bicho de sete cabeças. Pode-se inovar sem grandes recursos tecnológicos e financeiros. Uma boa idéia significa um primeiro passo para inovar”, afirma a coordenadora nacional dos Programas de Rádio do Sebrae, Clarice Veras.
Uma das novidades dessa nova série, em relação aos programas de rádio anteriores do Sebrae, é a integração de mídias, no caso do rádio com a internet. O programa estará associado, por meio de um link, a um blog. “O blog será um espaço de interação com os empresários e a página do programa, no Portal, trará informações complementares aos programas”, informa Clarice Veras.
Atualização no mercado
O programa de rádio também promoverá uma ligação com o Projeto Call Center do Sebrae. Por meio do telefone 0800-570-0800, os ouvintes poderão opinar sobre a série e buscar mais informações de assuntos veiculados no rádio e a respeito dos serviços e projetos da Instituição. O Faça Diferente ainda divulgará o atendimento presencial das unidades do Sebrae pelo País.
Criado pelas Unidades de Atendimento Individual e Acesso à Inovação e Tecnologia do Sebrae Nacional, com apoio da Unidade de Marketing e Comunicação, o programa se baseia em depoimentos reais, com casos de sucesso de empresários que, de alguma maneira, inovaram em seus negócios. Boa parte dos três minutos da produção dará espaço aos relatos empresariais.
“Nesses depoimentos buscamos pessoas que inovaram das mais diversas formas, na comercialização, no layout da empresa, na divulgação de um produto, na gestão ambiental, na redução de resíduos ou na diminuição de custos, entre outros aspectos”, exemplifica Clarice Veras. “Inovar faz com que a empresa se atualize no mercado, cada vez mais competitivo. Se o empresário não inova, fica difícil para ele manter o negócio”, avalia.
O roteirista do Faça Diferente, João Abdala, que assina o texto de outras produções radiofônicas do Sebrae, fala sobre o conteúdo da produção. “Mostraremos casos reais de empreendedores que inovaram para quem ouvir sentir proximidade e se identificar com eles”, explica.
Professor sugere parceria de empresários e pesquisadores
Pequenos empresários, pesquisadores e instituições trabalhando juntos no desenvolvimento de soluções inovadoras. Essa foi a sugestão feita pelo professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Humberto Ramos Roman durante gravação do programa de rádio do Sebrae Faça Diferente , que irá ao ar em 850 emissoras de todo o País.
A sugestão do professor Humberto Roman integra os 120 programas de rádio voltados para o tema inovação. Cada episódio irá apresentar ao empresário ou ao candidato a empreendedor oportunidades de como inovar, sair da mesmice e melhorar os resultados do negócio.
Quem respondeu a sugestão do professor da UFSC foram os técnicos do Sebrae, Paulo Baciuk, coordenador da carteira de projetos da indústria, e Helena Oliveira Greco, coordenadora da carteira de projetos da cerâmica e pedras ornamentais. Os técnicos explicaram inicialmente a atuação do Sebrae no setor. De acordo com os técnicos, o Sebrae tem trabalhado com a cadeia produtiva da construção, apoiando empreendimentos de pequeno porte, em especial, a indústria de materiais de construção e construtoras. As ações têm forte presença nos segmentos oleiro, cerâmico, pedras e rochas ornamentais e gesso.
“Nossa atuação é pautada no atendimento coletivo, ou seja, apoiamos territorialmente segmentos organizados da cadeia produtiva. Nossa prioridade é atuar em ações de inovação e tecnologia, por intermédio de projetos estruturados na Gestão Estratégica Orientada para Resultados (Geor), metodologia desenvolvida pelo Sebrae. Esses projetos envolvem parcerias públicas e privadas, inclusive com universidades”, afirmou Paulo Baciuk.
De acordo com a coordenadora Helena Greco, o Sebrae tem trabalhado em parceria com universidades e centros tecnológicos para o desenvolvimento de alternativas que possam inovar produtos e processos da indústria da cerâmica vermelha. Como exemplo, ela citou o atual convênio firmado entre Sebrae e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). A parceria, por meio de editais e chamadas públicas, disponibiliza linhas de recursos não-reembolsáveis. “O objetivo é estimular o desenvolvimento de projetos inovadores, tais como o Programa Integrado de Biomassas (PIB), coordenado pelo Instituto de Pesquisa Tecnológicas do Estado de São Paulo”, explica.
Ainda como exemplos de soluções desenvolvidas com instituições de pesquisa, a coordenadora citou o caso da substituição da matriz energética na fabricação de produtos oleiros e cerâmicos nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Tocantins; inovações tecnológicas nos processos de produção de gesso e na construção de casas de gesso com rapidez, baixo custo, e alta performance no pólo gesseiro de Araripina/PE; desenvolvimento de tijolo maciço de gesso para a construção civil; entre outros.
“Essas parcerias têm sido relevantes na realização de estudos, pesquisas, consultoria e atividades de extensão sobre caracterização e utilização de rochas ornamentais. Assim também, como na extração e otimização dos processos de beneficiamento, além das metodologias e tecnologias de aplicação desse material na construção civil”, disse Helena.
Agência SEBRAE