Sebrae/SC lança projeto para startups
O Sebrae/SC, juntamente com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, por meio do programa Nova Economia@SC, lança em janeiro de 2013 o projeto Desenvolvimento e Fortalecimento das Startups Catarinenses. O objetivo é transformar novas ideias em empreendimentos de potencial. O projeto é desenvolvido ao longo de cada semestre, no qual participam 20 empresas, totalizando 40 startups por ano.
O Sebrae/SC, juntamente com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, por meio do programa Nova Economia@SC, lança em janeiro de 2013 o projeto Desenvolvimento e Fortalecimento das Startups Catarinenses. O objetivo é transformar novas ideias em empreendimentos de potencial. O projeto é desenvolvido ao longo de cada semestre, no qual participam 20 empresas, totalizando 40 startups por ano. No fim do ano, as dez melhores empresas serão selecionadas para uma missão internacional ao Vale do Silício, nos Estados Unidos, e participam do Sebrae Startup Day, onde apresentam seus projetos para investidores anjos.
Para balizar as ações do projeto, o Sebrae/SC está realizando uma pesquisa com 140 startups catarinenses. “O projeto considera startup um grupo de pessoas (empresas de pequeno porte, recém-criadas ou ainda em fase de constituição) à procura de um modelo de negócios repetível e escalável”, explica Alexandre de Souza, gestor do projeto. Além do projeto, o Sebrae/SC prepara calendário de cursos, workshops e programas de gestão para outras startups.
A estruturação do projeto conta com a participação de diversas referências do ecossistema de startups brasileiro, entre elas o fundador da Aceleradora, Yuri Gitahy. “Ajudamos o Sebrae/SC a formatar a metodologia e didática do StartupSC com as boas práticas usadas na Aceleradora, que já apoiou mais de 200 startups em três anos”, conta Gitahy.
Para Alexandre, o mercado é promissor para as startups, especialmente em Santa Catarina. “Temos muitas universidades boas no estado e empresas de tecnologia que estimulam a inovação e o empreendedorismo, consequentemente, o estado conta com profissionais extremamente especializados e competentes”, avalia. Alexandre também cita as incubadoras e os fundos de investimento catarinenses como fatores motivadores para os empreendedores.
O projeto é inovador no país e pretende melhorar a gestão e metodologia das startups. Os interessados em participar do projeto podem se inscrever de 14 de janeiro a 15 de março pelo site http://www.startupsc.com.br.
(Sebrae/SC, 07/01/2013)