SebraeHub: conheça as GovTechs selecionadas para participar da iniciativa
Cinco startups catarinenses foram selecionadas para incubação no SebraeHub, novo programa do Sebrae SC para alavancar GovTechs — empresas com soluções inovadoras para o setor público. As aprovadas Conecta Gabinete, I.GO for Education, Smart Tour Brasil, Tríceras Sistemas Inteligentes e Toordata Inteligência Turística receberão apoio em desenvolvimento, desde a fase de validação até a de escala.
Operando com a metodologia MIDITEC — uma das melhores do mundo no quesito incubação de empresas —, o SebraeHub tem foco em startups de três segmentos: Digitalização de Processos, Relacionamento do Poder Público com Cidadãos e com Empreendedores. Vai investir em tecnologias que desburocratizem processos e facilitem conexões.
Para participar da iniciativa, as startups candidatas precisaram comprovar vínculo com o setor de tecnologia, viabilidade econômica e financeira, tamanho de mercado, potencial de escalabilidade e competitividade, além de mostrar que possuem CNPJ em Santa Catarina, estratégia de operação, modelo de monetização e time com dedicação exclusiva.
Todas as empresas selecionadas, salvo a I.GO for Education, participaram do MIDITEC Bootcamp, evento de preparação para o processo seletivo do SebraeHub, com apoio e patrocínio da Vibe Tecnologia. Na ocasião, contaram com treinamentos, atividades práticas gamificadas e auxílio de mentores do ecossistema local. Toordata e Smart Tour estiveram entre as três finalistas dessa imersão, recebendo o benefício de pular uma das etapas da seleção e ir direto para a banca de avaliação final.
Empresas contempladas
Conecta Gabinete: sediada em Blumenau, possui uma solução que resolve a gestão do gabinete do mandatário, através de dados e geolocalização. A startup aproxima o gestor público com o cidadão, gerando dados para uma gestão eficiente.
I.GO for education: a empresa, com sede em Florianópolis, implanta Educação Tecnológica em escolas particulares e públicas, sem a necessidade de investimento em tablets, computadores e laboratórios.
Smart Tour Brasil: também sediada na capital, esta GovTech atua com geração e inteligência de dados para a gestão pública do turismo, utilizando Internet das Coisas (IoT) através de beacons. Auxilia na tomada de decisão mais rápida e assertiva, subsidiando a implantação de políticas públicas.
Tríceras Sistemas Inteligentes: startup que busca entregar ao gestor público uma maneira rápida, barata e eficiente para se comunicar com seus eleitores, por meio de uma experiência de interação multimeios.
Toordata Inteligência Turística: plataforma desenvolvida em Florianópolis, com tecnologia proprietária que auxilia empreendedores públicos e privados na detecção de informações úteis, no estabelecimento de conexões e na geração de crescimento econômico para o setor do turismo.
Sobre a Rede MIDITEC
O SebraeHub faz parte da Rede MIDITEC, programa estratégico da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), composto por mais sete incubadoras em todo o estado, além da unidade sede, no CIA Sapiens Parque, em Florianópolis: Softville Ágora (Joinville), CITI (Brusque), Instituto Gene (Blumenau), IncTech (Chapecó), Épsilon (Lages), GTEC (Rio do Sul) e Fermento.
A incubadora MIDITEC foi reconhecida duas vezes como uma das cinco melhores do mundo pela UBI Global. Empresas como a Pixeon, RD Station e Arvus são exemplos de sucesso do programa. Além delas, foram graduadas mais de 130 startups nos 24 anos de trajetória da iniciativa.