ACATE e Sebrae/SC dão início à segunda edição do Jornada Startups
Na última quinta-feira (19), a ACATE e o Sebrae/SC realizaram o Kick-Off do programa Jornada Startups. O evento reuniu empreendedores e empreendedoras das 140 startups selecionadas para participar do programa. O Kick-Off foi realizado no auditório do Sebrae, em Florianópolis, apresentou as atividades que o programa desenvolverá nesta edição e destacou a experiência de negócios que foram impulsionados pelo Jornada Startups em 2021.
O programa Jornada Startups, realizado pelas duas instituições, é destinado a empresas de base tecnológica em estágios desde ideação até a fase de operação, que buscam validar seus modelos de negócio e gerar demanda pelas suas soluções. Ao destacar a oportunidade das empresas poderem se desenvolver, Diego Ramos, vice-presidente de relacionamento da ACATE, ressaltou as condições que iniciativas como o programa oferecem ao empreendedorismo catarinense. “Não existe momento melhor para empreender quanto agora. E não existe lugar melhor para empreender como em Santa Catarina”, afirma.
Na abertura do evento, Alexandre Souza, gestor do Programa Startup SC do Sebrae/SC, apontou a união do ecossistema catarinense para apoiar novos negócios. “Todos os atores estão unidos para entregar muitos benefícios e ações para que os empreendedores prosperem. E a chance de dar certo em programas como o Jornada Startups, é muito maior”. Alexandre ainda acrescenta as oportunidades que o programa oferece: “A quantidade de informações que as startups têm disponíveis em Santa Catarina para este tipo de empreendedor é muito grande, e isso eleva a chance de sucesso”, define.
As 140 startups selecionadas para a segunda edição do programa estão localizadas em todo o estado catarinense e participarão de atividades entre os meses de maio à agosto de 2022. A Grande Florianópolis é a região com maior número de empresas aprovadas, seguida pelo Norte e o Vale do Itajaí. Dentre os negócios selecionados, 25 deles são startups lideradas por empreendedoras que também estão participando do programa Mulheres+TEC, realizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) para fomentar a presença de mulheres no setor de tecnologia e reforçar o papel de lideranças femininas em empresas.
Durante a formação do Jornada Startups, os empreendedores terão acesso a ferramentas e participarão de workshops e mentorias visando à identificação de problemas do negócio, definição de cliente ideal, da dor do mercado a ser solucionada e de oferta de valor da sua solução. Ao final do programa, as startups serão preparadas para a captação de investimentos, através de conhecimentos para pitches.
Os conteúdos desta edição serão ministrados por mentores da 49 Educação, edtech especializada na capacitação de startups, que disponibilizará uma plataforma onde os participantes terão acesso às masterclasses, frameworks e mentorias. A parceria com a 49 Educação no Jornada Startups é viabilizada através do Programa de Apoio à Operação da Rede Catarinense de Centros de Inovação, da Fapesc.
Além das capacitações, as startups aprovadas passam a integrar o ecossistema da ACATE, onde possuem isenção de mensalidade de associação por seis meses, para não associadas, e cerca de 250 mil dólares em benefícios, como produtos e serviços. Com a ACATE, as startups têm acesso a programas estratégicos e uma rede de mentorias e networking composta por mais de 50 especialistas em mais de 10 áreas e 1500 empresas de tecnologia.
Em parceria com o Sebrae, as empresas participantes do Jornada Startups ainda podem participar de missões empresariais internacionais, por exemplo, para o Web Summit, a maior conferência de tecnologia da Europa. O sistema também oferece oportunidades em outras iniciativas. Entre elas, a participação em um dos maiores eventos destinados à empresas do Brasil, o Startup Summit, que será realizado entre os dias 4 e 5 de agosto em Florianópolis e está com ingressos à venda. Associados ACATE possuem 20% de desconto nos ingressos do segundo lote, que pode ser solicitado através do e-mail [email protected].
O Jornada Startups em sua primeira edição impulsionou 144 negócios em estágios iniciais. O programa nesta edição conta com o patrocínio da Softcon, empresa catarinense de contabilidade e consultoria, e o apoio da Fapesc. Para saber mais sobre o programa Jornada Startups, clique aqui.
O impacto de iniciativas do ecossistema catarinense nos negócios
O evento de início da segunda edição do Jornada Startups também contou com a apresentação de cases de empresas impulsionadas no ecossistema catarinense. Paula Lunardelli, CEO da startup Prevision, destacou os desafios e a jornada do negócio que se desenvolveu através da entrada, em 2017, no programa de incubação da ACATE, o MIDITEC, e, em 2019, no programa de capacitação do Sebrae para empresas em fase de operação e tração, o Startup SC. A participação junto ao ecossistema também garantiu à Prevision o acesso a investimentos por meio da Rede de Investidores Anjo (RIA/SC).
A Prevision é uma das principais referências em tecnologias para a construção civil do Brasil, fornecendo soluções através de uma plataforma para gestão de obras. Participante das Verticais de Negócios, Paula é diretora do cluster de empresas construtech da ACATE e assumirá a vice-presidência de Ecossistema da associação no dia 1º de junho.
O encerramento do Kick-Off do Jornada Startups teve a presença de Luciano Marin, CEO da Ritmo do Esporte, William Lopes, CEO da Meiline e Rafael Rodrigues, CEO da Neatmilk, que debateram em suas experiências no programa realizado pela ACATE em parceria com o Sebrae em um painel mediado por Douglas Zanatta, CEO da MOVTI.
Os três empreendedores destacaram que o programa teve um papel importante para a validação do negócio, a escala e replicação do modelo de vendas. “O Jornada Startups foi base para entender como funciona uma startup, a estrutura de um negócio e começar a pensar em algo escalável e repetitivo”, afirmou William Lopes.
Entre os resultados positivos apontados pelos CEOs também estão as conexões desenvolvidas com outras empresas, com os mentores e as oportunidades, por exemplo, na apresentação do negócio a fundos de investimento e criação de produtos após a formação.