Segundo dia do Startup Summit abordou tendências tecnológicas e iniciativas de fomento à internacionalização
A busca pelo mercado exterior foi um dos principais temas do segundo dia do Startup Summit 2023. No palco plenária, speakers de grandes empresas nacionais como Stone, Embraer, RD Station, TOTVS, Exact Sales e Work3 Institute, trataram de diversos assuntos, como empreendedorismo, tendências tecnológicas e a busca por mercados de fora do país. No estande ACATE, o momento destaque do dia foi o lançamento da filial da Associação no Canadá e uma nova parceria com um hub de inovação na cidade de Colônia, na Alemanha.
Desde 2022, a internacionalização virou prioridade para o setor de tecnologia em Santa Catarina. A ACATE criou uma vice-presidência específica para tratar do tema. Atualmente, o cargo é ocupado por Henrique Bilbao. Desde então, a entidade ampliou a sua presença para países como Estônia, Canadá, Colômbia e China, além dos Estados Unidos, onde já existe parceria com um hub de Boston desde 2018.
Para o VP de Internacionalização da ACATE, as parcerias com os países são importantes para facilitar a vida do empreendedor que tenta entrar nesses mercados. “Em todos esses locais, é oferecida uma estrutura para o empreendedor que busca conquistar aquele mercado. Isso faz muita diferença, principalmente na parte de networking. Nosso objetivo é que, cada vez mais, as empresas catarinenses conquistem o mundo”, diz Bilbao.
A abertura do palco principal do evento foi realizada por Décio Lima, Presidente do Sebrae, e Luc Pinheiro, Diretor Técnico do Sebrae/SC, que abriram a plenária com anúncios sobre o Sebrae Startups e novas iniciativas da entidade. Luc Pinheiro apresentou dados e entregas do programa, ressaltando dores evidentes no setor de inovação e tecnologia: a falta de mão de obra qualificada e as disparidades entre as regiões do Brasil. O estudo foi realizado através do Observatório Sebrae Startups, plataforma digital também lançada na quinta-feira (24) para atender e apoiar o desenvolvimento do ecossistema de inovação do país.
E essas dores foram os fios condutores para a nova parceria anunciada pela entidade com a Amazon Web Services (AWS), com a meta de capacitar gratuitamente 25 mil profissionais do ecossistema de startups brasileiras em computação em nuvem. “No Brasil, 90% dos unicórnios já começam na nuvem porque isso gera economia e inovação de uma forma muito mais rápida”, afirmou a gerente de treinamento da AWS, Andrea Leal. O programa Startups na Nuvem vai fornecer treinamentos gratuitos de computação de nuvem. Os cursos são indicados a todos os colaboradores das startups e empreendedores, incluindo profissionais que não tenham conhecimento de nuvem. No treinamento os participantes terão acesso aos conceitos básicos da Nuvem AWS, como criar o seu Produto Mínimo Viável (MVP) pronto para escalar, casos de sucesso, machine learning e inteligência artificial generativa para startups. Para se inscrever e saber mais, clique aqui.
A terceira edição do programa INOVA também foi anunciada. Até 20 startups serão contempladas pela parceria entre a empresa de venture capital Bossanova Investimentos, também gestora do projeto, com a operadora de telecomunicações Unifique, Sebrae Nacional e Sebrae/SC por meio da plataforma Sebrae Startups. Através da aceleração, mais de 41 startups já foram investidas em 8 estados brasileiros. Saiba mais sobre o INOVA.
Após a abertura da plenária com os anúncios do Sebrae, as trilhas do dia seguiram os temas Crescimento, Vendas e Tendências. Daniel Moczydlower, CEO da EmbraerX, falou sobre como a empresa vem desenvolvendo soluções disruptivas para o futuro da mobilidade urbana. Os fundadores da Stone deram continuidade com a programação oficial do evento com o painel “Desafiando gigantes”, no qual André Street, fundador da fintech, compartilhou suas experiências pessoais. O painel seguinte abordou “O futuro de Performance Comercial no Brasil” também a partir da ótica de grandes empresas, com Juliano Tubino, CEO da RD Station e VP da TOTVS; Leo Branco, Editor de Negócios da Exame; e Théo Orosco, Cofundador e CEO da Exact Sales.
Na última palestra do palco plenária, “Tecnologias generativas de IA + web3 e como isso afetará o futuro do trabalho”, Deborah Perry Piscione, Co-founder e Chief Metaverse Officer da Work3 Institute, explorou as possibilidades e os desafios das tecnologias generativas de inteligência artificial (IA) e discutiu como elas podem impactar o futuro do trabalho, tanto em termos de oportunidades quanto de riscos, e como os empreendedores podem se preparar para esse cenário.
ACATE no Summit: Eventos paralelos
O Grupo Temático Mulheres ACATE realizou a Missão Mulheres no Startup Summit também no segundo dia de evento, com agenda que iniciou no CIA Primavera, sede da ACATE em Florianópolis (SC), com o objetivo apresentar o setor de tecnologia catarinense a mulheres. O Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado de Santa Catarina, Marcelo Fett, abriu o evento abordando as iniciativas do poder público para apoiar o ecossistema de tecnologia e inovação.
Na sequência, também foram apresentados conteúdos sobre Venture Capital e Corporate Venture Capital em um painel com a presença de Paula Lunardelli, CEO da Prevision, e Guilherme Tossulino, diretor de Estratégia e M&A da Softplan, e mediado por Camila Telles, head da Angels Wallet e co-fundadora da EUCONECTO. Outros temas debatido em painel foram o empreendedorismo em Santa Catarina por Betina Zanetti Ramos, Tatiane Bertoni, CEO da Dataforall, e Erika Tornice, CRO da RD Station, e a governança da inovação com as painelistas Kika Ricciardi, conselheira de Inovação do Banco ABC Brasil, Alexandra Zunino, fundadora da Lazú Pigmentos Faciais, e Annalisa Blando, fundadora da ParMais e vice-presidente de Finanças da ACATE.
Após os conteúdos pela manhã, a missão realizou um tour pelo CIA Primavera e durante a tarde continuou com atividades no Startup Summit. No Centrosul, a programação do lounge Sebrae Delas contou com mentorias, talks e palestras ministradas por empreendedoras.
No dia 24, o C-Level Meeting ACATE também reuniu empreendedores e executivos convidados para uma café da manhã junto a autoridades e atores do setor de tecnologia estadual. Os tomadores de decisão convidados para o evento exclusivo puderam realizar trocas em momentos de networking e saber antecipadamente do novo programa da ACATE, que tem data de lançamento estimada para os próximos meses. Estiveram presente para falas o Presidente da ACATE, Iomani Engelmann, e representantes da Softplan e QI Network.
Toda a programação da ACATE no Startup Summit 2023 conta com a parceria da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc) e do Sebrae, além do patrocínio do Inovabra, QI Network, Softplan, Lexto, Saks, Softcon, Taller e Únilos.
Fique por dentro do ecossistema através da newsletter, do LinkedIn e do Instagram da ACATE.