Segurança na rede: que produto escolher?
A internet é um meio aberto e irrestrito, oferecendo tanto informações importantes, como material duvidoso, de mau gosto ou até falso. Isso sem contar as pragas, como vírus, spywares, worms, etc. No mundo corporativo, a rede mundial de computadores facilita a vida de muitos, mas também atrapalha a produtividade de outros. Sendo assim, o monitoramento do meio se faz cada vez mais necessário. Na Europa, por exemplo, cerca de 40% das empresas já acompanham os hábitos de seus funcionários na internet durante o horário de serviço.
O mercado está repleto de soluções com as finalidades de filtrar conteúdos da internet, reduzir os custos de banda das empresas e evitar que a rede seja utilizada para outros fins que não o trabalho. Empresas como Alliot, BRconnection, CLM, Gaia Informática, Microfrequency e Octopus são especialistas nesse tipo de serviço, assim como a norte-americana Websense, líder mundial em filtragem da Internet e um fornecedor premier de software para segurança da rede. As soluções Websense são revendidas pela V.Office, de Florianópolis, companhia que atua no mercado de sistemas operacionais e gestão de estações de trabalho, telecomunicações, segurança e ativos de rede.
Uma companhia que adquiriu produtos da Websense foi o Grupo Back, que possui empresas de vigilância, limpeza, comércio e recursos humanos. "Tínhamos problemas principalmente em saber o que nossos profissionais estavam acessando na Internet. Agora, temos relatórios em tempo real, o que nos possibilitou melhor controle de informações. Também conseguimos monitorar os notebooks da empresa, o que faz com que as pessoas não adquiram vírus fora da empresa e depois os tragam para dentro", explica Rodolfo Bernardi, gerente de TI do Grupo. "Já tentamos trabalhar com outros produtos, mas nenhum nos trouxe tanta eficácia em termos de custo-benefício", destaca o gerente.
A Eletrosul Centrais Elétricas S.A. também comprovou na prática os benefícios das soluções. "Nosso link para a internet estava sempre muito ocupado, o que prejudicava a disponibilidade dos serviços web e dificultava a navegação em transações realmente importantes. Com o Websense e a criação de políticas de uso da rede, diminuímos o fluxo de informações por meio da internet em aproximadamente 40%", enfatiza Sergio Cruz Nunes Vieira, responsável pelo suporte à infraestrutura da rede corporativa da companhia. "Outros produtos testados impediam a entrada em alguns sites, mas faziam com que o link internet caísse constantemente para todos os funcionários", explica.
"As soluções Websense fazem a proteção à navegação na internet e outros usos relacionados à ela, como P2P e e-mails, com o principal objetivo de minimizar a perda de produtividade de funcionários, economizar largura de banda de internet, pela limitação a downloads, e evitar riscos à segurança dos dados da empresa através de tecnologias de procura de vírus, spam e sites maliciosos. As maiores vantagens dos produtos Websense sobre os concorrentes são as constantes pesquisas realizadas pela empresa e a infraestrutura de suporte que nenhuma solução traz, além da proteção em tempo real para todos os clientes", destaca Marcelo Eduardo, analista de suporte da V.Office.