Altrum e Ritmo do Esporte são startups selecionadas pelo Programa de Incentivo à Inovação de Florianópolis
As startups Altrum e Ritmo do Esporte foram selecionadas pelo Programa de Incentivo à Inovação (PII) da Prefeitura Municipal de Florianópolis, iniciativa a qual destina recursos a negócios com projetos inovadores que contribuam para o desenvolvimento econômico, social, ambiental e tecnológico local. As empresas receberam as cartas para captação de recursos durante reunião do Conselho Municipal de Inovação na última quinta-feira (26).
Ao todo, quase R$ 1,6 milhão foi destinado a dez empresas que tiveram seus projetos aprovados. Os recursos são provenientes de 20% da contribuição fiscal do Imposto Sobre Serviços (ISS) e do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de empresas e pessoas físicas que optam pela destinação para fomentar a inovação na cidade.
Antes de serem selecionadas pelo PII, a Altrum e a Ritmo do Esporte se inscreveram para a iniciativa por meio do Arranjo Promotor da Inovação (API) da ACATE, em que a Associação opera como uma das entidades credenciadas para realizar a seleção de empresas do setor de tecnologia.
A Altrum é uma das participantes da Vertical Saúde da ACATE e atua com impressões em 3D para medicina com o objetivo de garantir segurança e acessibilidade em cirurgias complexas. Já a Ritmo do Esporte atua com tecnologia para melhorar a gestão de comunidades e escolas de esporte com o objetivo de impactar a prática esportiva e aproximar alunos/atletas e seus responsáveis aos organizadores de competições e empreendimentos esportivos. A Ritmo do Esporte é participante da Vertical Fintech e já passou pelos programas MIDITEC, BRDE Labs SC e Jornada Startups.
O evento para entrega das cartas de captação de recursos às empresas contou com a presença de autoridades, entre elas, o prefeito Topázio Neto e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnologia, Juliano Richter. Representando a ACATE estiveram presentes o diretor executivo, Gabriel Sant’Ana, e a diretora do polo regional da Grande Florianópolis e da Vertical Smart Cities, Thaís Nahas.
Como participar do Programa de Incentivo à Inovação
Para ter a oportunidade de captar recursos pelo Programa de Incentivo à Inovação, as empresas proponentes de projetos inovadores do setor de tecnologia podem se inscrever pelo Arranjo Promotor da Inovação ACATE (API ACATE) neste link.
O API ACATE tem o objetivo de fomentar o desenvolvimento tecnológico na cidade, além de atrair talentos e projetos com alto potencial de crescimento ao conectar iniciativas ao Programa de Incentivo à Inovação.
O PII investe recursos captados pelo Impostos Sobre Serviços (ISS) e do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Tanto pessoas físicas quanto empresas podem optar por destinar parte do valor dos impostos para apoiar a inovação no município. Para saber como contribuir, cadastre-se neste formulário.
Fique por dentro do ecossistema através da newsletter, do LinkedIn e do Instagram da ACATE.