Senac Brasil se aproxima de ecossistema de inovação de Florianópolis
Na última semana, a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) recebeu a visita de representantes do Senac Brasil, o principal agente de educação profissional voltado para o Comércio de Bens, Serviços e Turismo do País. Com uma comitiva de cinco integrantes, o objetivo da visita foi viabilizar uma aproximação entre a entidade e as soluções desenvolvidas pelas empresas integrantes do programa Verticais de Negócios ACATE para propiciar possíveis parcerias futuras.
Durante a visita técnica realizada no dia 22, os participantes conheceram a estrutura do Centro de Inovação ACATE Primavera, em Florianópolis (SC), incluindo sua gestão, projetos e programas. As Verticais de Negócios ACATE, considerado o maior programa de integração entre empresas de tecnologia em Santa Catarina, foi apresentada por meio das Verticais de Negócios Saúde, Varejo e Educação. Nesta oportunidade, empresas do programa mostraram suas soluções para os representantes do Senac.
“Temos muitas frentes para transformar e estruturar, processos e soluções a serem criados. Nosso foco é nos aproximar ainda mais do setor produtivo, como o varejo, turismo, saúde e a área educacional. Esses setores precisam de novas soluções e do Senac como parceiro para inovar. Por isso, a visita à ACATE se fez necessária para que possamos realizar esse salto em parceria”, declarou Anna Beatriz Waehneldt, Diretora Nacional de Educação Profissional do Senac.
A visita prosseguiu então para o Sapiens Parque, outro Distrito de Inovação em Florianópolis que abriga a Softplan, empresa referência em sistemas de gestão empresarial, e a ELITI, uma associação sem fins lucrativos dedicada a criar ambientes saudáveis para o aprendizado com foco em empreendedorismo.
“Nós, do Senac, desenvolvemos e oferecemos soluções educacionais para o setor terciário brasileiro e, como todas as instituições educacionais atualmente, estamos passando por uma transformação profunda no que diz respeito às aplicações de novas tecnologias. Um exemplo é a área de saúde. Recentemente, investimos em simuladores e laboratórios com tecnologia de ponta. Para isso, temos que adaptar a grade curricular, capacitar os docentes, realmente investir para inserir com sucesso essa nova tecnologia. Estamos fazendo esse tipo de inovação em todos os cursos das mais diversas áreas. Por isso, é necessário estarmos próximos de associações que já tenham a tecnologia em seu DNA”, afirmou Anna sobre a visita.
O segundo dia da comitiva teve início com uma visita guiada pela Zucchetti, uma das empresas italianas mais importantes do setor de TI, que possui 350 unidades em todo o mundo, incluindo uma sede na capital catarinense. “No encontro, falamos muito sobre as possíveis parcerias de educação focada no varejo, que é uma das principais frentes de atuação da Zucchetti no Brasil. Entendemos que reforçar o olhar analítico para esse setor é fundamental para que ele se torne mais sustentável e impulsione a durabilidade dos negócios. Atualmente, contamos com sistemas que ajudam nessa missão e poder compartilhar soluções, experiências e aprendizados com o Senac Brasil é muito valioso para todas as partes”, comenta o diretor de marketing e customer experience na Zucchetti, Thiago Marques.
Evanderson Feliciano, Assessor Executivo de Inovação do Senac Nacional, afirmou que a visita à ACATE e ao ecossistema de inovação de Florianópolis mostra novas formas de fortalecer cada vez mais o ecossistema do empreendedorismo e da educação no país. De acordo com o Assessor, a visita também contribui para um novo projeto que vem sendo desenvolvido pela entidade, a Rede Senac de Inovação.
“Esse novo projeto visa à construção de uma rede de inovação, composta por alguns mecanismos e modelos de gestão de inovação, que são representados por hubs de inovação, ICTs e Núcleos de Pesquisas Avançadas. A partir disso, cada departamento regional do estado vai escolher um desses modelos, estruturá-lo e passar a compor a Rede Senac de Inovação. Nossa ideia é que, por meio desses modelos, possamos desenvolver soluções diretas para os contribuintes, que atuam em diversos setores, como T.I., saúde, turismo, ou varejo, aumentando seus ganhos de escala, inovação e competitividade”, declarou Evanderson.
Para Moacir Marafon, sócio-cofundador da Softplan e vice-presidente de Talentos da ACATE, o sucesso de Santa Catarina na inovação resulta de uma soma de esforços conjuntos. “A união e colaboração entre lideranças empresariais de diversos portes, instituições de ensino, governo e terceiro setor transformaram o ecossistema catarinense de empreendedorismo e inovação em um dos mais dinâmicos e reconhecidos, tanto nacional quanto internacionalmente. O modelo que construímos aqui tem o potencial de impactar significativamente redes de inovação em diversas regiões, o que torna ainda mais relevante esta aproximação com o Senac Brasil. Nossa experiência em Santa Catarina pode servir como uma valiosa inspiração e referência para outras partes do país. Estamos abertos a parcerias que permitam levar esse modelo, em conjunto com o Senac, para beneficiar estados de todo o Brasil.”
Atualmente, o Senac está presente em mais de 1.800 municípios, de Norte a Sul do Brasil, por mais de 600 unidades escolares, empresas pedagógicas e unidades móveis. Seu portfólio contempla cursos presenciais e a distância, em diversas áreas do conhecimento, que vão da Formação Inicial e Continuada à Pós-graduação e permitem ao aluno planejar sua carreira profissional em uma perspectiva de educação continuada.
Rede Catarinense de Centros de Inovação
O CIA Primavera é um espaço que também faz parte da Rede Catarinense de Centros de Inovação, a qual é constituída por entidades empenhadas em fomentar o empreendedorismo e a inovação. Esses ambientes englobam pré-incubadoras, incubadoras, aceleradoras, coworkings, e outros elementos. Essa rede estratégica visa unir esforços e direcionar recursos, tanto financeiros quanto não financeiros, para impulsionar o desenvolvimento do ecossistema de inovação e da nova economia em Santa Catarina. Com uma ampla gama de serviços, esses centros apoiam empreendedores desde o estágio inicial de suas ideias até o momento em que estão prontos para enfrentar o mercado, crescer e expandir seus negócios. Para mais detalhes, acesse https://www.centrosdeinovacao.sc.gov.br/
Fique por dentro do ecossistema através da newsletter, do LinkedIn e do Instagram da ACATE.