SNCT supera 35 mil atividades e segue em estados e municípios
A 11ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2014) já tem 35 mil atividades cadastradas em 537 cidades de todo o Brasil, com envolvimento de 560 instituições. O número de atividades já supera a marca de 2013, quando foram registradas 34 mil, em 740 municípios. Segundo a Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que coordena o evento, o recorde tende a aumentar.
A 11ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2014) já tem 35 mil atividades cadastradas em 537 cidades de todo o Brasil, com envolvimento de 560 instituições. O número de atividades já supera a marca de 2013, quando foram registradas 34 mil, em 740 municípios. Segundo a Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que coordena o evento, o recorde tende a aumentar.
"Estamos no dia 19 de outubro, quando tecnicamente se encerra a SNCT, mas o que temos no momento ainda é um balanço parcial, porque, em virtude da realização do segundo turno das eleições, muitos estados e municípios vão, na verdade, começar a sua semana nacional nos dois últimos meses do ano", ressaltou o diretor de Popularização e Difusão de Ciência do MCTI, Douglas Falcão, em coletiva de imprensa ao lado do titular da Secis, Oswaldo Duarte Filho, em Brasília.
O secretário Oswaldo estimou que, em Brasília, 15 mil pessoas em média compareceram por dia ao Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, que abrigou a SNCT de segunda-feira (13) a este domingo (19). "Tivemos uma frequência muito forte de estudantes, de escolas públicas e privadas", comentou. "As crianças que vieram durante a semana trouxeram a família no sábado e no domingo."
Segundo Oswaldo, a SNCT 2015 bateu o recorde de área de montagem em Brasília, com 33 mil metros quadrados distribuídos por 192 expositores, e somou 70 horas de eventos últimos nos sete dias. A coordenadora do evento no Distrito Federal, Fernanda Pedrosa, informou que a unidade da federação registrou 1.344 das 35 mil atividades cadastradas.
Temática
Após visitar a SNCT em 15 cidades de seis estados, Douglas Falcão destacou o grau de envolvimento dos expositores com o tema de 2014 – "Ciência e tecnologia para o desenvolvimento social" – e o fortalecimento de uma rede entre as instituições responsáveis. "Além do êxito de transpor o conhecimento à sociedade, outro resultado interessante é o engajamento conjunto de institutos de pesquisa, universidades, instâncias municipais, estaduais e federais, organizações não governamentais e empresas privadas em prol da divulgação científica."
O diretor celebrou a tendência de prefeituras e governos estaduais estabelecerem oficialmente eventos paralelos à SNCT. "Cidades do Brasil inteiro, sejam grandes, médias ou pequenas, estão realmente formalizando por meio de portaria, ou decreto, a criação de semanas municipais e estaduais de ciência e tecnologia", contou. "Isso é extremamente importante, porque a divulgação da ciência acontece melhor onde existe estruturação institucional."
Acerca do tema de 2015, anunciado pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Clelio Campolina Diniz, na abertura da SNCT em Brasília, Douglas reiterou o objetivo de alinhar o evento ao Ano Internacional da Luz, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU). "Luz, ciência e vida é uma proposta extremamente ampla, que pode ser abordada por disciplinas como biologia, química, física, história e filosofia", disse. "Esse tema vai facilitar a criatividade."
A 12ª edição está marcada para 19 a 25 de outubro de 2015.
Editais
O secretário reforçou o anúncio, com previsão de lançamento ainda para 2014, de uma chamada pública de R$ 2,5 milhões, ao lado do Instituto TIM, por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI). "Pela primeira vez, nós temos uma parceria do governo com uma empresa privada para estimular a divulgação da ciência", declarou. A proposta também se relaciona com o Ano Internacional da Luz.
Conforme explicou Douglas Falcão, o edital a ser lançado por MCTI e Instituto TIM busca apoiar instituições a desenvolverem atividades de divulgação na temática destinadas a crianças de 4 a 10 anos de idade. "A gente sabe que o contato com ciência e tecnologia deve ser o mais precoce possível", afirmou. "Essa iniciativa visa de certa forma preencher uma lacuna de faixa etária, já que boa parte das ações costuma se dirigir a jovens com mais de 10 anos." A chamada pode cobrir custos pela realização de projetos como exposições, jogos, material didático, peças teatrais e visitas a museus.
Oswaldo Duarte Filho recordou que o CNPq mantém abertos até 5 de novembro dois editais da Secis com o Ministério da Educação: um para apoiar a realização de feiras de ciências e mostras científicas, de âmbito nacional, estadual e municipal; e outro para financiar olímpiadas do conhecimento. O secretário também destacou o lançamento, durante a SNCT, de chamada pública de R$ 20,3 milhões para oferecer bolsas de pós-graduação em tecnologia assistiva.
No Distrito Federal, a SNCT 2015 teve como apoiadores Banco do Brasil, BG Brasil, Correios, Instituto TIM e Petrobras. De acordo com o secretário, a edição deste ano concentrou o maior número de ministérios parceiros da história. Além do MCTI, sete pastas federais participaram do evento: os ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), da Educação (MEC), da Integração Nacional (MI), do Meio Ambiente (MMA), da Saúde (MS), do Trabalho e Emprego (MTE) e das Comunicações (MiniCom).
Fonte: MCTI