“Social commerce” é a nova prática de consumo mobiliário pela internet
Utilizar o engajamento dos usuários nas mídias sociais – Facebook, Pinterest, Instagram, LinkedIn, Twitter, entre outras – tornou-se a nova prática de consumo mobiliário pela internet. Mais do que obter o conhecimento dos gostos, desejos e necessidades dos consumidores, o monitoramento destas redes ajuda a gerar muitos negócios – é o chamado S-commerce, a compra e venda de produtos e serviços a partir da interação social.
Utilizar o engajamento dos usuários nas mídias sociais – Facebook, Pinterest, Instagram, LinkedIn, Twitter, entre outras – tornou-se a nova prática de consumo mobiliário pela internet. Mais do que obter o conhecimento dos gostos, desejos e necessidades dos consumidores, o monitoramento destas redes ajuda a gerar muitos negócios – é o chamado S-commerce, a compra e venda de produtos e serviços a partir da interação social. Segundo o Relatório de Inteligência Setorial do Sebrae/SC, um dos nichos que está se aproveitando deste novo cenário é o setor de móveis de madeira.
No mundo, o S-commerce deve movimentar cerca de U$ 30 bilhões em 2015. Isto se deve à grande influência que as redes sociais têm no comportamento dos consumidores: 92% das pessoas têm suas decisões de compra influenciadas pela recomendação de amigos, aponta estudo da plataforma de e-commerce Tray. No caso do Brasil, 63% dos consumidores só fecham uma compra depois de consultar as redes sociais. Um bom exemplo é a forma como a rede de varejo Magazine Luiza criou um canal de vendas via Facebook, o “Magazine Você”. Segundo o diretor de vendas e marketing da rede, Frederico Trajano, esta iniciativa àqueles que apenas trocavam informações pela rede também fazer suas compras.
Para os pequenos negócios moveleiros, o S-commerce traz outras vantagens, como a possibilidade de criar um ambiente favorável aos compradores, compartilhando informações, recomendando produtos e influenciando outros consumidores. Além disso, permite ao empresário interagir com seu público de forma quase pessoal, aprofundando o relacionamento e aumentando positivamente a visibilidade da marca. Contudo, é preciso conhecer mais profundamente o perfil destes clientes das redes sociais – que podem variar do reclamão ao casual, passando pelo entusiasta e por aqueles que só caçam promoções. Outra dica fundamental é estar atento às crises de reputação e credibilidade nas redes sociais – 84% dos internautas conectados em mídias sociais consideram a opinião de outras pessoas relevante antes de realizar uma compra.
Para quem se interessou no s-commerce, o Relatório do Sistema de Inteligência Setorial do Sebrae destaca alguns pontos-chave para o sucesso de um projeto de S-commerce:
– Prospecte clientes filtrando o perfil e a afinidade com os produtos e serviços oferecidos pelo seu negócio.
– Disponibilize conteúdo relevante, como novas tendências e novos produtos, a fim de interessar o usuário para o consumo de novos mobiliários.
– A interatividade é um excelente espaço para o relacionamento. Estabeleça ao cliente um espaço para sugestões e melhorias, ideias para novos mobiliários, avaliações e atendimento ao consumidor.
– Desenvolva estratégias para obter dados de preferência, necessidade e comportamento dos consumidores.
Para saber mais sobre, baixe o Relatório do Sistema de Inteligência Setorial sobre S-commerce para móveis de madeira neste link:
http://sis.sebrae-sc.com.br/sis/setor/relatorio/visualizar?idRelatorio=1294