Softwares de empresa associada são usados por professores e alunos da Europa
Estudantes dos cursos de pós-graduação e aperfeiçoamento de engenharia e arquitetura de países europeus e do Brasil estão utilizando softwares de uma empresa associada à ACATE para melhorar os conhecimentos em Modelagem de Informação para Construção (Building Information Modeling – BIM). A AltoQi, companhia de soluções para construção civil, e a Zigurat Instituto de Tecnologia, referência mundial em educação para profissionais de Arquitetura, Engenharia e Construção, firmaram uma parceria para que professores e alunos da instituição possam utilizar na prática essa ferramenta que vem transformando a indústria da construção global.
Atualmente, a metodologia BIM é utilizada na América do Norte, Europa, Ásia-Pacífico, América do Sul, Médio Oriente e África do Sul. Desde 2016, ações governamentais têm ampliado seu uso pelo mundo, exigindo a utilização da metodologia pelo setor público. No Brasil, por exemplo, a Lei nº 14.133/2021 e o Decreto nº 11.888/2024 determinam que o BIM ou novas tecnologias, mais completas, sejam utilizadas em obras públicas. Em 2020, uma pesquisa encabeçada pela Federação Interamericana da Indústria da Construção (FIIC) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), mostrou que 79% das empresas da construção civil na América Latina utilizam a metodologia.
“Essa parceria com a Zigurat demostra o quanto a tecnologia brasileira é eficiente e permite aos estudantes vivenciar o mercado de trabalho cada vez mais colaborativo e virtualizado. Fator que possibilita ter visão e controle de todo o ciclo da construção”, afirma o Head da AltoQi Education, Deivi Oliari.
Enquanto busca a expansão, a AltoQi Education é parceira de cerca de 150 instituições de ensino, em cursos de graduação, pós, técnicos e projetos de capacitação. Mais de 400 professores utilizam em sala de aula, laboratório e projetos de extensão as soluções da AltoQi, que já impactaram mais de 50 mil alunos. Cada instituição parceira, além de acesso a tecnologia de ponta, recebe acesso à plataforma de cursos online focados em projetos estruturais, elétricos, hidráulicos, gestão digital da construção, entre outros. Esses cursos podem ser contabilizados como horas de atividades complementares, especialmente para os acadêmicos da área de Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC).
A metodologia do BIM permite projetar e avaliar diversos parâmetros de uma obra, gerando uma percepção antecipada de possíveis interferências e situações de manutenção comuns durante o ciclo de vida do empreendimento. Com essa metodologia, há uma redução em improvisos e de tempo gasto na execução da obra, melhorando o cumprimento do cronograma e orçamento previsto.
Fique por dentro do ecossistema através da newsletter, do LinkedIn e do Instagram da ACATE.