South Summit Brazil 2024: painel sobre ecossistemas de inovação contou com gestores de hubs de destaque
Tido como o ponto de encontro global para investidores, empresas e startups, o South Summit aconteceu entre os dias 20 a 22 de março, em Porto Alegre (RS). Na última quinta-feira (21), o South Summit recebeu em um dos seus palcos o painel “Ecosystem Engagement: From Connection To Innovation”, no qual diretores de vários hubs de inovação do Brasil compartilharam suas histórias e compararam suas experiências.
Paulo Emediato, CMO & Ecosystem da Oxygea Ventures, foi o mediador da conversa, que teve como integrantes Mariana Pincovsky, diretora executiva do Porto Digital, sediado em Recife (PE); Pedro Valério, diretor executivo do Instituto Caldeira, sediado em Porto Alegre (RS); e Gabriel Sant’Ana, diretor executivo da Associação Catarinense de Tecnologia, sediada em Florianópolis (SC) e com polos de inovação parceiros por todo o Estado.
Um dos temas abordados pelos speakers foi quais são as peculiaridades de cada um dos centros de inovação. Gabriel Sant’Ana salientou que a ACATE tem características que as diferenciam dos outros hubs, principalmente pelo fato de sua abrangência ser estadual. “Além de estarmos presentes em todo o Estado de Santa Catarina, também nos diferenciamos por termos sido criados a partir da iniciativa privada, principalmente através da união de pequenas empresas de tecnologia da região”. O Porto Digital, por sua vez, surgiu a partir da iniciativa de empresários, membros da academia e representantes do setor público de Pernambuco. Já o Instituto Caldeira, nasceu da união de 42 empresas de segmentos tradicionais da economia, especialmente grandes indústrias.
Os participantes do painel também discorreram sobre como esses ecossistemas auxiliam no desenvolvimento das regiões e quais são as perspectivas e planos de cada um deles para o futuro. Gabriel Sant’Ana ressaltou como a participação no South Summit foi importante para a ACATE. “O South Summit vem se consolidando como um dos principais eventos de tecnologia e inovação no Brasil. Por isso, a ACATE estar presente no evento é de suma importância para a troca de experiências e contatos com agentes de todo o território nacional”.
Fique por dentro do ecossistema através da newsletter, do LinkedIn e do Instagram da ACATE.