Startup Summit 2023 tem primeiro dia de conexões e oportunidades de negócios para startups
A sexta edição do Startup Summit teve início em Florianópolis no dia 23 de agosto de 2023 com uma ampla programação voltada para impulsionar o empreendedorismo e aproximar a tecnologia e a inovação às pessoas. O evento promovido pela ACATE, Sebrae e a Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), pela primeira vez tem a sua realização em três dias consecutivos e se consolida entre os principais encontros do ecossistema de startups brasileiro, inclusive, atraindo empreendedores de todo o país e startups internacionais.
No início da tarde, a abertura do Startup Summit 2023 destacou a união do poder público, setor privado e entidades para fomentar a inovação e reduzir desigualdades no Brasil. O presidente da ACATE durante a abertura celebrou o encontro de diferentes atores municipais, estaduais e federais no evento: “O trabalho que fazemos é para mostrar que a tecnologia é instrumento de competitividade e inclusão social através de empregos de alta renda e sem distinções de gênero, cor e idade”.
O início oficial do Startup Summit 2023 ainda contou com a presença de demais autoridades, entre eles o governador Jorginho Mello, o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, o presidente da ACIF, Célio Bernardi, o diretor técnico do Sebrae nacional, Bruno Quick, o diretor superintendente do Sebrae/SC, Carlos Henrique Ramos Fonseca, e os presidentes dos Conselhos nacional e catarinense do Sebrae, José Zeferino Pedroso e Renato Carvalho, respectivamente. Através de vídeo, o presidente do Sebrae nacional, Décio Lima, também abriu o evento.
Com oito palcos distribuídos pelo Centrosul, passaram pela plenária o escritor best-seller Tim Ash, o consultor de marketing para infraestrutura da Dell, Felipe Cabral, o fundador da Asaas, Piero Contezini, a Global Head da Zoho, Kuppulakshmi Krishnamoorthy, e para encerrar o primeiro dia, o ator e empresário Felipe Titto. Nos demais palcos, entre os temas debatidos estiveram: Inteligência Artificial, Marco das Startups, vendas, jornada empreendedora, inovação, tecnologia e cultura.
Localizado na feira de negócios, o estande da ACATE apresentou ao público presente e de forma online discussões sobre a reforma tributária e os impactos para o setor de tecnologia, o desafio da formação de talentos e o desenvolvimento da inovação em Santa Catarina por meio de polos regionais e com o apoio do governo estadual.
No primeiro dia, a ACATE também realizou dois lançamentos de materiais. Os e-books “Estratégias de crescimento e go-to-market para SaaS B2B”, uma parceria da Associação com a Softplan, e “Crescendo com Estratégia: M&A e Investimentos Transformando Negócios”, parceria da ACATE com a Questum, Invisto e Mosimann-Horn Advogados, foram temas em talks no estande da ACATE e estão disponíveis para download.
Com ingressos esgotados desde julho, mais de 10 mil pessoas passaram pelo Centrosul, em Florianópolis, e mais de 25 mil pessoas acompanharam os três dias de evento de forma online e gratuita. O público do Startup Summit é repleto de empreendedores com negócios de diferentes portes, investidores, autoridades e interessados pelo ecossistema. Neste ano, em uma novidade do Sebrae, um grupo de mil startups de todo o país foi selecionado para estar presente gratuitamente em uma programação exclusiva e realizar exposição na feira de negócios.
A startup Hub2us, associada à ACATE de Lages (SC) e incubada pela incubadora Épsilon, foi uma das selecionadas pelo programa 1K+. O fundador da startup, Dudu Broering, relata a oportunidade de participar do evento: “Foi muito bacana o grande movimento pela feira, pudemos conversar com várias pessoas que são potenciais clientes. Foi uma oportunidade ímpar para a Hub2us”, destaca.
A agenda das startups começou pela manhã, quando empreendedores tiveram a oportunidade de se conectar a investidores e demais empresas. A programação exclusiva para as startups proporcionou eventos com rodadas de negócios, como o LinkLab Open Day da ACATE, Capital Empreendedor do Sebrae, e o Meets the Funds da Invisto. Pela manhã, as empresas selecionadas pelo 1K+ também tiveram acesso a conteúdos no MIDITEC Conecta, que apresentou palestras sobre o processo de incubação e desenvolvimento de startups, além de mentorias com especialistas em áreas estratégicas para os negócios.
ACATE no Summit: Eventos paralelos
O LinkLab Open Day e o MIDITEC Conecta mobilizaram mais de 300 pessoas durante toda a manhã. Com um café de boas-vindas às startups, ambas as atividades deram início ao Startup Summit 2023. O evento do MIDITEC contou com a abertura do presidente da ACATE, Iomani Engelmann, e do diretor técnico do Sebrae/SC, Luc Pinheiro.
Pinheiro destacou em sua fala a potencialidade de Santa Catarina para empreender ao formar grandes empresas e ressaltou o sucesso do trabalho do MIDITEC no desenvolvimento de novas empresas agregando capital humano e uma metodologia premiada: “O MIDITEC nos mostra que é possível galgar resultados mundiais”.
O evento do programa de incubação seguiu com a palestra do presidente da ACATE sobre o papel da incubadora na sua jornada empreendedora e o apoio na formação da sua empresa, a Pixeon. Na sequência, Juliana Nascimento, COO da Vibbra, e Carlos Guimarães, fundador da Nova Gestão, apresentaram conteúdos sobre a formação de times e a geração de demanda, respectivamente. Por fim, as startups participantes tiveram a oportunidade de receber mentorias coletivas por mais de dez mentores que integram a rede de especialistas da ACATE.
Para o participante Dudu Broering, “É possível sempre aprender muito nos eventos do MIDITEC. E hoje, o momento de conteúdo foi muito legal, sendo um destaque a mentoria coletiva que participamos”.
No LinkLab Open Day, a abertura do evento foi realizada pelo diretor de Inovação e Novos Negócios da ACATE, Silvio Kotujansky, o líder de inovação aberta do Catalisa Hub do Sebrae, Rafael Gonçalves Castro e Bruno Stefani, professor da Fundação Dom Cabral.
Na sequência, um talk sobre gestão de projetos de inovação foi debatido entre Lucas Borges, analista de inovação, pesquisa e desenvolvimento da Engie, Greyce Franzmann, líder de open innovation e ecossistema externo da Vale, e Suzane Carolyne Gorges, analista de Inovação Jr. do Porto Itapoá. Os três abordaram suas experiências, erros e acertos no relacionamento com startups por meio da inovação aberta.
No final da manhã, o LinkLab Open Day abriu espaço para as conexões. Cerca de 30 grandes e médias empresas subiram ao palco para realizar pitch reverso sobre seus desafios de inovação. Por fim, as startups puderam estabelecer relações com os representantes da corporates visando trocar experiências, desenvolver futuros negócios entre as empresas e solucionar desafios.
Para Silvio Kotujansky, diretor de Inovação e Novos Negócios da ACATE, a presença do programa de inovação aberta da Associação durante todos os dias de evento por meio do Open Day tem o objetivo de acelerar negócios. “O Startup Summit está entre os mais importantes do país em termos de conexão com o ecossistema. Ter o LinkLab Open Day dentro do evento representa conectarmos o mercado catarinense com o Brasil, gerando experiências entre grandes empresas e startups”.
Toda a programação da ACATE no Startup Summit 2023 contou com a parceria da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc) e do Sebrae, além do patrocínio do Inovabra, QI Network, Softplan, Lexto, Saks, Softcon, Taller e Únilos.
Fique por dentro do ecossistema através da newsletter, do LinkedIn e do Instagram da ACATE.