Startup Summit terá lançamento de empresa que ensina exportar soluções de TI
Com expertise de quem já trabalha com negócio exterior na área de tecnologia, a empresa catarinense WTM International vai aproveitar o Startup Summit para lançar uma nova empresa que terá como foco incentivar a internacionalização de startups. Trata-se do International Tech Hub (ITH), que atuará no incentivo à exportação e importação de serviços por empresas de tecnologia que estão nascendo.
“Tem muita gente que não faz ideia por onde começar. Como faturar, como receber, quais são os tributos a pagar? Mesmo empresas mais maduras na internacionalização enfrentam esse tipo de dificuldade. Então é natural que o receio seja ainda maior entre as empresas que estão começando a abrir mercados internacionais. O ITH nasce com a proposta de auxiliar nesse processo. Em uma economia cada vez mais globalizada, estar presente em outros países é fundamental”, explica Lisandro Vieira, CEO da WTM International.
Conforme Vieira, a ITH trabalhará para abrir portas de outros países para empreendedores que ainda estão consolidando seus modelos internacionais de negócios. Ele vê o mercado externo com grande potencial porque menos de 1% das empresas brasileiras exportam. Vieira informa que a ITH será um “spin off” da WTM International, que já atua no mercado internacional com serviços de tecnologia e outros intangíveis. O lançamento no Startup Summit contará com a parceria do Grupo Temático de Internacionalização da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate).
Para CEO da futura empresa, Rodrigo Martins, que já atua na WTM na área de internacionalização, pensar em negócios com o exterior desde o início da atividade de uma empresa é uma estratégia importante para quem quer crescer. “Queremos que as empresas já nasçam pensando na possibilidade de fazer negócios com outros países. Muitos só param para pensar nisso depois que a empresa já atingiu um bom nível de maturidade dentro do país. Isso faz com que haja muito retrabalho e desperdício de tempo quando surge o desejo de exportar, como na mudança de idioma dos sistemas, por exemplo”, alerta Rodrigo Martins.
A ITH está sendo fundada tendo como propósito inicial a mentoria para empreendedores que buscam a internacionalização. Os serviços incluirão softwares voltados à internacionalização de negócios. A estratégia proposta pelo ITH se inspira na realidade de países avançados com mercados internos pequenos como Israel e Cingapura, onde a maioria das empresas é fundada para atuar no exterior.
A WTM, com sede em Balneário Camboriú, atua há 20 anos com negócios internacionais. Inclui software, outros serviços e inteligência tributária. Entre os clientes já atendidos estão Involves, RD Station, Gerdau, Hotmart e Fretebras. Hoje, a WTM Internacional participa do Grupo Internacionalização ACATE e também do Grupo Temático Mulheres ACATE.
Fonte: NSC Total Foto: Divulgação