Startups incubadas no MIDITEC buscam desenvolvimento constante
Mais do que infraestrutura e apoio para desenvolvimento dos novos negócios, a incubadora MIDITEC oferece consultoria ao empreendedor em várias áreas (finanças, contabilidade, gestão, comunicação e marketing, coaching). Eleita em 2018 e 2019 uma das cinco melhores do mundo no ranking do UBI Global, o MIDITEC tem como uma de suas premissas incentivar o desenvolvimento constante de suas startups incubadas.
Venture builder
No setor de tecnologia é comum a presença de investidores que colocam dinheiro em startups com o objetivo de obter retorno sobre o investimento quando a empresa decola no mercado. Agora, tem um tipo de investidor um pouco diferente: a fábrica de startups.
Renata Costa é dona da Beepay, startup com atuação no mercado de varejo, com mais dois sócios. Juntos, eles desenvolveram uma tecnologia que usa o escaneamento de códigos de barras de produtos para fazer o pagamento móvel. A Beepay é incubada MIDITEC e associada à ACATE
Em 2020, a empresa percebeu que precisava de capital para crescer e, para isso, recebeu ajuda de quase 50 investidores. Um deles, uma venture builder, uma fábrica de startups.
As ventures builders são criadas por empresários de sucesso, que colocam à disposição da startup conhecimento, tecnologia e sua rede de contatos, além do tão sonhado investimento. Muito mais do que dar recursos, elas ajudam a construir o negócio junto com os empreendedores.
Há cinco meses, a startup da Renata passa por um método criado por Roberto Pina, fundador de uma venture builder, com as seguintes etapas:
- Entender se tem um “fit”, um encaixe entre as empresas;
- Bussines view (visão de negócios);
- Planejamento estratégico;
- Aprofundamento em dados;
- Finanças;
- Crescimento da empresa;
- Governança.
A Beepay está na fase três, de planejamento estratégico, e os sócios já sentem as mudanças. Hoje, a tecnologia da Beepay está presente em cerca de 30 lojas espalhadas nas regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste do país e a expectativa é de crescer 10% este ano.
Programa de potencialização AgTech Garage
O AgTech Garage, hub de fomento à inovação no agronegócio, com sede em Piracicaba (SP), anunciou recentemente as 12 startups selecionadas na terceira edição do programa de potencialização, Intensive Connection, promovido em parceria com grandes empresas do setor. Com foco na sustentabilidade e na competitividade do agronegócio nacional, a iniciativa visa aproximar empreendedores de executivos.
Entre as selecionadas, está a Ceva, um dos principais players do mercado de saúde animal e que busca novos serviços para fidelização de clientes, voltados ao bem-estar animal, ambiente e manejo. Para isso, deu o primeiro passo ao se aproximar da E-ctare, plataforma financeira de antecipação de recebíveis e marketplace integrado de insumos e venda da produção, e da Pecsmart, startup de gestão pecuária, que fornece o acesso a métricas zootécnicas, biometria e gerenciamento de dados por uma plataforma digital. A Pecsmart é incubada MIDITEC e associada à ACATE
Programa de Capacitação Startup SC
Foram divulgadas recentemente as 50 empresas que farão parte da 11º turma do Programa de Capacitação Startup SC, do Sebrae Santa Catarina. Entre elas estão sete empresas incubadas MIDITEC: Auten, Keeps, Openbox (MIDITEC Floripa) e Cliente Smile e Multiplicame (Rede MIIDTEC – Softville). Além da FazendaCheia e Inside the box já passaram pelo MIDITEC.
As startups terão acesso a mentorias sobre diversos temas, como pitch, marketing digital, gestão financeira e de pessoas, todas ministradas por especialistas do mercado. Empreendedores de todas as regiões do Estado passarão pelas capacitações, nas cidades de Florianópolis, Joinville, Chapecó e Blumenau, a partir de 23 de abril e até 27 de novembro de 2021.