Sucesso da primeira edição do CONATI reflete importância das alianças empresariais para o setor de TI
Mais de 160 pessoas, entre empresários do setor de Tecnologia da Informação, executivos de agências de fomento/financiamento, representantes do setor público, de entidades setoriais, de instituições de apoio, bem como pesquisadores e profissionais da área participaram nos dias 5 e 6 de maio do “CONATI/SOFTEX – Congresso SOFTEX de Alianças Empresariais”.
Mais de 160 pessoas, entre empresários do setor de Tecnologia da Informação, executivos de agências de fomento/financiamento, representantes do setor público, de entidades setoriais, de instituições de apoio, bem como pesquisadores e profissionais da área participaram nos dias 5 e 6 de maio do “CONATI/SOFTEX – Congresso SOFTEX de Alianças Empresariais”.
A primeira edição do encontro, realizada em São Paulo, teve por objetivo sensibilizar os empresários sobre o tema a partir da apresentação de casos de sucesso, da troca de experiências, das linhas de financiamento disponíveis e da realização de rodadas de negócios entre parceiros potenciais.
A cerimônia de abertura contou com as presenças de Ronaldo Mota, secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT); Arnaldo Bacha, vice-presidente executivo da SOFTEX; José Antonio Antonioni, diretor de qualidade e competitividade da SOFTEX; Rosana Melo, coordenadora nacional da carteira de projetos de TI do Sebrae; Rubem Delgado, presidente da ASSESPRO Nacional; Gerson Schmitt, presidente da ABES; e Jairo Martins, presidente da SUCESU-SP.
“Precisamos promover o crescimento de empresas inovadoras. A produção do conhecimento se caracteriza pelo trabalho em equipe e as organizações precisam se conscientizar disso. É uma imposição da realidade atual”, disse o secretário Ronaldo Mota.
Totvs, Senior Sistemas, Advanced IT, CiGAM, Teikon, Actminds e Unacorp foram os sete cases que a organização do CONATI/SOFTEX levou para o evento. “Temos que estabelecer alianças para que seja possível incluir as nossas empresas na sociedade do conhecimento global. Isso é fundamental na criação de uma corporação sólida. Os empreendedores precisam ter ousadia, visão e entender que hoje é necessário fazer parte de um mundo maior”, disse Laércio Cosentino, presidente da Totvs Tecnologia e keynote speaker do Congresso.
“Nosso desprendimento foi tamanho que trocamos até o nome da companhia de forma a facilitar o sucesso da nossa estratégia de fusões e aquisições. Somos a sétima maior empresa de ERP do mundo e queremos ser a sexta. Mas sozinhos jamais teríamos chegado até aqui”, destacou o executivo.
Outra companhia que detalhou aos congressistas a sua bem-sucedida estratégia de crescimento foi a Senior Solution, principal fornecedora de software aplicativo para o setor financeiro e hoje presente em 80% das maiores instituições financeiras do País. “Já fizemos a aquisição de quatro empresas e temos um pipeline com outras 60. Atualmente negociamos com 13. Nossa meta é realizar uma aquisição por semestre ao longo dos próximos quatro anos”, ressaltou seu chief executive officer (CEO), Bernardo Gomes.
É fato que estratégias associativas proporcionam às empresas ganhos de competitividade, consolidação de market share e penetração de forma mais acelerada em novos mercados, para citar apenas alguns exemplos. Porém, o seu efetivo estabelecimento requer o acesso a capital e por isso o CONATI/SOFTEX reuniu em um painel especial representantes de fundos de venture capital, private equity e também do PROSOFT, linha de financiamento do BNDES exclusiva para a indústria de software.
“Há muito capital disponível para o setor de TI no Brasil. Só os fundos de venture capital respondem por US$ 15 bilhões, valor que pode evoluir para US$ 40 bilhões em breve, já que novos fundos estão chegando ao País. Este segmento é muito específico, mas cheio de oportunidades, principalmente nas áreas de cloud computing, mobilidade e redes sociais. Se uma empresa puder demonstrar que seu negócio tem potencial real de crescimento ela conseguirá atrair o investidor”, disse Eduardo Grytz, sócio-diretor da Performa Investimentos.
Um estudo conduzido pela SOFTEX concluiu que são três os modelos de negócios mais adequados ao setor de TI: fusões e aquisições; consórcios de empresas e joint-ventures. E as razões para isto são simples: possibilitam a obtenção de resultados de negócios no médio prazo, não exigem investimentos expressivos e se enquadram melhor ao perfil das companhias nacionais deste segmento, em sua maioria de pequeno e médio porte.
Para apoiar as empresas interessadas no estabelecimento de alianças, a SOFTEX lançou durante o CONATI o seu Programa de Alianças Empresariais (PAEMP), que conta com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT). “Com ele pretendemos estimular, por meio de métodos mais eficientes e adequados à realidade brasileira, o associativismo como estratégia para a criação de companhias mais robustas e competitivas tanto no mercado interno como no exterior”, resume José Antonio Antonioni, diretor de qualidade e competitividade da SOFTEX.
O segundo dia do CONATI/SOFTEX foi dedicado à realização de rodadas de negócios entre parceiros potenciais e às reuniões com consultores especializados, uma oportunidade para as empresas esclarecerem dúvidas técnicas, legais e relativas à negociação do processo.
“Estamos muito felizes em constatar que já nesta primeira edição o CONATI atingiu plenamente a sua proposta de abrir a discussão sobre um tema da mais alta relevância para o futuro da indústria de TI nacional. Não podemos projetar o Brasil como um importante player ao longo dos próximos anos sem o fortalecimento das nossas empresas. Ampliar a presença global do País em um mercado cada vez mais competitivo passa, necessariamente, pela compreensão de que estratégias colaborativas muitas vezes são a chave do sucesso”, concluiu Arnaldo Bacha, vice-presidente executivo da SOFTEX.
Confira as apresentações realizadas no CONATI/SOFTEX visitando: http://www.softex.br/_publicacoes/publicacao.asp?id=3033
Assessoria de Imprensa da SOFTEX