Sucesso do e-commerce depende da interpretação das tabelas de frete
Gestores de e-commerce estão acostumados a lidar com alguns desafios. O principal deles, segundo pesquisa da ORC International, está na dedução do custo do frete – que envolve recebimento e interpretação das tabelas de frete enviadas pelas transportadoras. Devido à complexidade desses documentos, muitos gestores deixam de realizar esse processo e passam a informar quaisquer valores, mas perdem clientes que estão em busca de condições atrativas para entrega de suas mercadorias.
Gestores de e-commerce estão acostumados a lidar com alguns desafios. O principal deles, segundo pesquisa da ORC International, está na dedução do custo do frete – que envolve recebimento e interpretação das tabelas de frete enviadas pelas transportadoras. Devido à complexidade desses documentos, muitos gestores deixam de realizar esse processo e passam a informar quaisquer valores, mas perdem clientes que estão em busca de condições atrativas para entrega de suas mercadorias. Diante desse cenário, a empresa de TI catarinense Axado desenvolveu o e-book gratuito Aprenda a calcular corretamente o frete no seu e-commerce e venda mais para orientar lojistas virtuais na gestão logística qualificada.
As tabelas de frete são as referências das transportadoras para definir seus preços. Esses documentos contêm inúmeras variáveis (as chamadas generalidades, definidas no material), que normalmente levam em conta peso e tamanho da mercadoria, taxas e impostos do trajeto, distância e prazo de entrega. No entanto, cada transportadora envia um modelo de tabela diferente, inserindo as generalidades de forma distinta no cálculo final do frete. Dessa forma, é quase praticamente impossível – complexo, desgastante e demorado – obter manualmente as condições (custo, prazo e transportadora responsável) exatas de envio dos produtos vendidos.
Quando um gestor deixa de realizar com precisão a soma do frete, podem surgir pelo menos duas dificuldades, demonstradas ao longo do material educativo lançado pelo Axado. As tabelas precisam ser implementadas nas plataformas de e-commerce para que o preço do frete seja calculado e exibido ao comprador. Como o cálculo do preço usa fórmulas e variáveis distintas entre si, torna-se extremamente difícil implantar um padrão. É preciso considerar as peculiaridades de cada tabela. O desafio fica ainda maior quando a quantidade de contratos com empresas de transportes é muito grande – estratégia necessária em algumas lojas virtuais.
Além da complexidade de informar os preços, é fundamental que a loja online informe corretamente o prazo de entrega – informação que varia de acordo com cada uma das mais de 5.500 cidades do Brasil, além dos diferentes prazos em outras 5.000 zonas de restrição ou difícil acesso. Para ajudar gestores de comércio eletrônico na compreensão das tabelas enviadas por transportadoras, o e-book oferece a definição das generalidades e variáveis mais usadas, explica como se faz o cálculo do frete que é informado ao cliente, e alerta quanto às consequências da má implementação das tabelas no comércio eletrônico.
Baixe gratuitamente o material educativo pelo link:
http://materiaiseducativos.axado.com.br/ebook-aprenda-a-implementar-tabelas-de-fretes-e-vender-mais
Sobre o Axado
O Axado é uma empresa de tecnologia fundada em 2011 que se consolidou como o primeiro gateway de fretes do Brasil. Com atuação nacional e por meio de uma equipe especializada, a empresa implementa e atualiza preços e prazos de fretes para que e-commerces e marketplaces tenham as informações de entrega calculadas com precisão. Além disso, a plataforma permite criar campanhas inteligentes de frete – por categoria de produto, localidades e lucratividade -, personalizar as opções de entrega e controlar a performance por meio de relatórios.