Techfin leva inclusão financeira para o interior por meio de cooperativas de crédito rural
Cooperativas de crédito rural foram responsáveis por mais de R$ 467 bilhões em transações financeiras desde o início das operações da CashWay, techfin de Florianópolis/SC. O valor corresponde a 90% do total transacionado desde 2019 na plataforma, que oferece serviços em tecnologia para gestão e regulação de instituições financeiras e de pagamento, dentre elas cooperativas de crédito, fintechs e SCDs. Com o propósito de democratizar os serviços financeiros, a techfin tem ajudado a levar para o interior do país acesso à tecnologia com benefícios como crédito, conta e transações bancárias aos pequenos e médios produtores rurais.
No Brasil, 34 milhões de brasileiros ainda estão desbancarizados — sem conta bancária ou que a usam com pouca frequência. Os dados, levantados por meio de uma pesquisa do Instituto Locomotiva, são referentes a janeiro de 2021, e mostram que 10% dos brasileiros não tinham conta em banco (16,3 milhões), e outros 11% (17,7 milhões) não movimentaram a conta no mês anterior, o que totaliza 21% do total. O estudo mostrou ainda que os 10% de brasileiros sem conta em banco são majoritariamente do interior, mulheres, mais jovens, das classes D e E e menos escolarizados.
A inclusão financeira, além de gerar benefícios para a economia, proporciona facilidades e oportunidades para as pessoas. No meio rural, ela contribui para o financiamento da produção, ajudando na escalabilidade do negócio e gerando mais emprego e renda. “Nosso objetivo é que a solução da CashWay possa atender quem se encontra fora do eixo, levando recursos de grandes bancos, mais crédito e uma tecnologia simplificada e ágil a cooperativas de crédito rural, que atendem, na maior parte, pequenos e médios produtores”, explica o CEO da CashWay, Felipe Santiago. Segundo ele, desde o início das atividades da techfin, em 2019, a tecnologia já atingiu mais de 260 mil usuários finais.
Tecnologia sem perder a essência do cooperativismo
Com 27 anos de história, a Crediseara é referência entre as cooperativas catarinenses de crédito rural. Fundada em 1994 por um grupo de pequenos agricultores, atua no desenvolvimento da agricultura familiar, fornecendo crédito, novas fontes de renda e assessoria técnica para a região Oeste de Santa Catarina. A cooperativa nasceu ligada ao sistema Cocecrer, passou a fazer parte de um sistema solidário em 1999 e, desde 2017, atua de forma independente. Foi nesse período, depois da desfiliação, que a Crediseara investiu na tecnologia da CashWay.
Segundo o diretor administrativo da cooperativa, Ademilso Auziliero, um dos maiores desafios foi crescer sem perder a essência do cooperativismo. “É importante investir em tecnologia para não ficar para trás. A organização cooperativa facilita muito a vida das pessoas com proximidade e agilidade no atendimento, valorizando e se interessando verdadeiramente. O cooperado não é apenas um CPF, vemos ele como um ser humano e isso faz toda a diferença. Por isso, investimos em tecnologia sem perder a essência da humanização”.
Segurança e agilidade
A solução permitiu à Crediseara fomentar as atividades com ofertas de crédito, investimentos, conta corrente, pagamentos de títulos, convênios, recargas de celular, seguros, entre outros. “Nos aproximamos das cooperativas para conhecer de perto as dores e mensurar as demandas dessas instituições financeiras e também dos cooperados”, conta Felipe. A tecnologia da CashWay dá suporte para o gerenciamento da instituição financeira em conformidade com o Banco Central e oferece um sistema legado que propicia o controle de dados cadastrais e de transações. “Todo o monitoramento contábil está sob o comando da instituição financeira, que fica munida de todas as informações necessárias para conseguir validar recursos diretamente no Banco Central, podendo conceder mais crédito e negociar taxas mais atrativas aos cooperados, associados e clientes”, explica.
Sobre a CashWay
Fundada em Florianópolis/SC em 2019, a CashWay oferece soluções focadas em atender as demandas de Instituições de Pagamento e Instituições Financeiras, dentre elas, Cooperativas de Crédito, Fintechs e SCDs. Por meio do sistema é possível ter uma plataforma completa de gerenciamento bancário, com módulos focados na gestão interna da instituição, com recursos de contabilidade, core bancário, rotinas operacionais, aplicativo e internet banking. O propósito da empresa é democratizar o acesso a serviços financeiros, levando tecnologia aos pequenos negócios com acessibilidade, praticidade e baixo custo. O trabalho da CashWay rendeu alguns prêmios em 2021, como o Prêmio Darwin Way e o Prêmio Invisto. Em 2022, a empresa foi selecionada para fazer parte pelo segundo ano consecutivo do Selo Cubo Itaú, uma rede nacional de excelência de startups.