Tecnalia abrirá portas para brasileiros da Missão Técnica Anprotec 2017
Na Missão Técnica Anprotec 2017, os participantes visitarão o Tecnalia, situado dentro do Parque Científico e Tecnológico Bizkaia, o local é, desde 2011, o primeiro centro de pesquisa aplicada e desenvolvimento tecnológico do estado e um dos mais importantes da Europa. O objetivo do Tecnalia é transformar tecnologia em PIB para melhorar a qualidade de vida da população, contribuindo para o crescimento das empresas.
Na Missão Técnica Anprotec 2017, os participantes visitarão o Tecnalia, situado dentro do Parque Científico e Tecnológico Bizkaia, o local é, desde 2011, o primeiro centro de pesquisa aplicada e desenvolvimento tecnológico do estado e um dos mais importantes da Europa. O objetivo do Tecnalia é transformar tecnologia em PIB para melhorar a qualidade de vida da população, contribuindo para o crescimento das empresas.
O centro emprega cerca de 1.400 pessoas, de 30 nacionalidades diferentes, gera aproximadamente €102 milhões e possui 4.050 empresas em sua lista de clientes.
O Tecnalia domina tecnologias avançadas em áreas como: desenvolvimento sustentável, TCI- Instituto Europeu de Software, indústria e transportes, inovação e sociedade e saúde.
Além disso, o centro acompanha as empresas no seu processo de internacionalização. Desde o desenvolvimento de novos produtos até o suporte físico em países onde eles são implantados. Para isso, possuem escritórios na Colômbia, França, Itália, México e Sérvia. Além de projetos em parceria com outros países.
ELAN
A Anprotec e o Tecnalia possuem um projeto em conjunto, o European and Latin American Business Services and Innovation Network (Elan), um espaço de colaboração, cogeração e desenvolvimento de oportunidades de negócios baseadas em tecnologia, entre a Europa e a América Latina. O projeto é financiado pela União Europeia. O Elan Network é gerenciado pela Tecnalia, entidade com base na Espanha, e conduzido por membros de consórcios. A Anprotec coordena o consórcio ELAN no Brasil.
A parceria promoverá, nos dias 05 e 06 de outubro, em São Paulo (SP), um evento com o tema “saúde e biotecnologia gerando oportunidades de negócios no Brasil”, a iniciativa tem como objetivo de conectar e construir oportunidades de negócios entre empresas europeias e brasileiras.
Edição anterior
Em 2016, a Missão Técnica levou os participantes a parques tecnológicos, universidades e centros de inovação e negócios de Holanda, Suécia e Rússia.
Segundo o vice-presidente da Anprotec, José Aranha, que compôs a comitiva, a Missão foi até a Europa buscar algumas respostas, entre elas, o que os gestores precisam fazer para que aconteçam algumas alterações no sistema brasileiro e como podem ser feitas mudanças na legislação de modo que a tornem um documento pró-inovação. “O que encontramos nos ecossistemas de inovação visitados foram respostas para isso. Empreendedores, líderes e gestores públicos conseguiram fazer um projeto com um novo processo, sem amarras, sem determinações de conceitos e que dão resultados e trabalham negócios”, explica Aranha.
Missões Internacionais
Realizadas ao menos uma vez ao ano, desde 2004, as missões internacionais promovidas pela Anprotec e seus parceiros têm por objetivo propiciar a todos os participantes um contato direto com experiências exitosas de outros países na consolidação de sistemas de inovação. Integram a delegação brasileira formuladores de políticas públicas, dirigentes das entidades de apoio e fomento e gestores de parques tecnológicos, incubadoras de empresas e outros ambientes de inovação brasileiros.
Missão Técnica 2017
As inscrições para a Missão Técnica Anprotec 2017, com destino a Espanha e Turquia, vão até o dia 04 de agosto. Promovida pela Associação, a iniciativa tem o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti), Ministério das Relações Exteriores (MRE), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), Associação Internacional de Parques Tecnológicos e Áreas de Inovação (IASP), Associação de Parques Tecnológicos da Espanha (APTE), Rede de Parques Científicos e Tecnológicos da Catalunha (XPCAT) e La Salle Technova Barcelona.
Para participar, é necessário preencher a ficha de inscrição e enviar para Aksara Somchinda, consultora para projetos de cooperação internacional da Anprotec, pelo e-mail [email protected] até o dia 04 de agosto de 2017. Os participantes que fizerem inscrições até 04 de julho terão desconto.
As regras e valores de inscrição estão especificados no regulamento da Missão.
– Regulamento (Condições e valores)
Fonte: Anprotec