Tecnologia em sala de aula: Teltec oferece curso TeachUp! de formação e certificação de professores
A Teltec Solutions, empresa integradora de TI com sede em Florianópolis e atuação em todo o país, oferece, desde janeiro deste ano, o curso TeachUp! de formação em contexto (colaborativo) dentro de instituições de ensino. O TeachUp!, desenvolvido pela DOT (Digital Opportunity Trust), organização social localizada em Ottawa (Canadá), tem como objetivo formar professores nas possibilidades pedagógicas e tecnológicas de uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).
A Teltec Solutions, empresa integradora de TI com sede em Florianópolis e atuação em todo o país, oferece, desde janeiro deste ano, o curso TeachUp! de formação em contexto (colaborativo) dentro de instituições de ensino. O TeachUp!, desenvolvido pela DOT (Digital Opportunity Trust), organização social localizada em Ottawa (Canadá), tem como objetivo formar professores nas possibilidades pedagógicas e tecnológicas de uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). A Teltec Solutions é a única representante da entidade no Brasil.
“O intuito é que professores facilitadores, em conjunto com os professores da instituição atendida, tenham uma visão aplicada das tecnologias existentes e que podem facilmente ser trabalhadas em sala de aula. A partir daí, os professores elencam aquelas que melhor atendem às suas necessidades e começam a utilizá-las de forma efetiva no ambiente de ensino, aliadas ao conteúdo ministrado”, explica o coordenador de Educação da Teltec, Vilson Martins Filho.
“Com isso, estamos investindo no principal elemento para o eficiente uso de tecnologias: o professor. Com o domínio das TICs, ele aplica variadas metodologias de ensino, baseando-se no contexto tecnológico em que ele e o aluno estão inseridos. Assim, mídias sociais, smartphones, tablets, blogs deixam de ser obstáculos e passam a ser recursos do plano de ensino e do plano de aula.” destaca. Para ele, a mudança começa quando a tecnologia deixa de ser um empecilho ao ensino e passa a ser uma aliada.
De acordo com Vilson, o direcionamento da Teltec para a questão da tecnologia educacional vem ao encontro dos rumos da educação no mundo todo. “Neste ano já participamos de três grandes eventos que abordaram o assunto: Bett Show, em Londres, Fórum Econômico Mundial, em Davos, e Fórum Internacional de Líderes em Educação e Tecnologia, em João Pessoa. Todos apontam que a tecnologia já está presente em sala de aula. Por isso, o professor deve buscar utilizá-la a partir de metodologias específicas, inserindo a tecnologia no seu contexto. Este é nosso foco de atuação durante os próximos anos”, enfatiza.
A Teltec Solutions já atua com implantação e suporte de rede em 44 instituições de ensino no Brasil. O segmento representa 60% do faturamento da empresa. “Nossa meta mínima é disseminar o TeachUP nessas instituições que já conhecem nossas soluções em infraestrutura de TI”, explica o profissional.
“O professor é o elemento fundamental. É de extrema importância possibilitar e viabilizar a formação e certificação de todos, não só dos professores, mas dos gestores, bibliotecários e núcleos pedagógicos. Nós da Teltec, junto à DOT, queremos levar para as escolas e instituições de ensino a oportunidade de conhecer TICs pelo TeachUp!” finaliza.
Sobre a Teltec Solutions
A Teltec Solutions é uma integradora de soluções de tecnologia da informação e comunicação, de redes de dados e voz a soluções de virtualização, cloud computing, armazenamento e segurança, com sede em Florianópolis (SC) e filiais em Brasília (DF), Curitiba (PR) e Recife (PE). Fundada em 1991, atuou inicialmente com telemática, passando em 2001 a ofertar soluções de TI. Tem parcerias estratégicas com grandes players mundiais do mercado de Tecnologia, como Cisco, HP, Axis, Citrix, Vmware, NetApp, entre outros. Neste ano, a empresa passou de Teltec Network para Teltec Solutions, com o objetivo de ofertar mais soluções inteligentes a seus clientes. Atualmente a empresa conta com mais de 60 colaboradores e faturamento anual de mais de R$ 60 milhões.