Projeto de formação de talentos em tecnologia oferece bolsas a jovens em vulnerabilidade social
O Instituto Comunitário da Grande Florianópolis (ICOM) em parceria com o Involves Zero, fundo social da empresa Involves, abriram na última terça-feira (15) as inscrições para o projeto <tectrampo/>. São disponibilizadas quinze vagas para jovens entre 17 e 29 anos. O projeto tem como foco o apoio e a formação de pessoas em vulnerabilidade social gerando renda e oportunidade de trilharem uma carreira no setor de tecnologia de Florianópolis. A inscrição pode ser realizada neste link até o dia 1º de março.
Para participar do projeto, os interessados devem possuir ensino médio completo, serem moradores da Grande Florianópolis e ter renda per capita, em sua residência, de até R$ 1467,00. As aulas iniciam em abril e serão todas às tardes de segunda a sexta-feira e em um sábado por mês. O edital do <tectrampo/> dá prioridade de participação a pessoas pretas, pardas, mulheres e LGBTQIA+.
O projeto ainda garante todo suporte aos jovens participantes, como: ajuda de custo no valor de R$ 1.100,00 mensais durante seis meses, computador e infraestrutura necessária para realização do curso, orientação educacional, psicológica e de serviço social, além de apoio à inserção ao mercado de trabalho.
O curso tem o período de seis meses e forma desenvolvedores web juniores, tendo em seu conteúdo as seguintes habilidades: programação para desenvolvimento de aplicações web, Front End, banco de dados, Django, UX e produtos digitais. Além de uma trilha de nivelamento e aprofundamento em Java, com foco em lógica de programação e pensamento computacional, Inglês instrumental e aprofundamento na linguagem de programação Java.
O projeto <tectrampo/> tem como parceiro financiador o livro “Ponte para Inovação”, dos autores e organizadores Daniel Leipnitz e Rodrigo Lóssio. Toda a renda obtida através da comercialização de exemplares é destinada a projetos de formação de talentos voltados a pessoas em situação de vulnerabilidade social. “O <tectrampo/> é o terceiro projeto que apoiamos diretamente com o objetivo de formar talentos. Todo o desenho que imaginamos no início do projeto foi que pudéssemos financiar bolsas para jovens e pessoas que precisam de formação e capacitação para poderem atuar no setor. Entendemos que uma das principais dores para o setor crescer é a mão de obra, e ao mesmo tempo há uma imensidão de pessoas que não tem acesso à formação e cursos. Então, queremos apoiar projetos que tenham objetivo de empregabilidade”, destaca Lóssio.
Além do “Ponte para Inovação”, são financiadores do projeto as empresas Involves e Cheesecake Labs, M. H. S. Santos, além disso, o <tectrampo/> é correalizado pela Irmandade do Divino Espírito Santo (IDES). O projeto ainda conta com a parceria educacional da Sirius, instituição de ensino em tecnologia responsável pela capacitação.
Para saber mais sobre o <tectrampo/>, acesse o site.