Transformação digital aumenta produtividade na área da construção civil em 60%
A tecnologia vem ganhando cada dia mais espaço na construção civil. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o setor cresceu 9,7% em 2021, e a digitalização possui grande influência nesse processo, se tornando a maior tendência no segmento por permitir ampla produtividade, otimização de resultados e simplificação dos processos.
Um exemplo disso é o Sienge Plataforma, software da empresa associada à ACATE, a Softplan, que conta com mais de 5.000 clientes na construção civil, e vem proporcionando uma gestão digital especializada para as construtoras e incorporadoras. A ferramenta é um integrador de soluções em tecnologia, gerenciando cada etapa da obra, de maneira customizável, de acordo com a necessidade do cliente.
Segundo dados da Softplan, obtidos por meio dessa plataforma, a transformação digital aumentou em 60% a produtividade das empresas do setor ao mesmo tempo em que os trabalhos são realizados por times 30% menores. Ou seja, é possível produzir mais com menos pessoas, o que garante uma alta eficiência operacional.
Analisando os números que representam impactos reais para a sociedade, as empresas que adotam tecnologias constroem empreendimentos 50% mais rápido, em quantidade duas vezes maior em relação a outras construtoras, e com custo do metro quadrado 34% mais barato. O mercado passa a ter mais ofertas de qualidade a preços mais competitivos.
Somente no software, trafegam dados que totalizam anualmente R$ 350 bilhões em valor geral de vendas, além de R$ 48 bilhões em insumos transacionados. Em termos de gestão de obras em andamento, são mais de 10 mil, que contam com mais de 350 mil trabalhadores. Em 2022, a unidade da indústria da construção da Softplan cresceu 31% e, para esse ano, é previsto manter o mesmo patamar de crescimento. Além disso, a companhia pretende realizar novas aquisições e consolidar o Sienge como maior ecossistema de tecnologia para este segmento.
Fonte: IstoÉ
Verticais de Negócios ACATE
As Verticais de Negócios estimulam os empreendedores que atuam em um mesmo mercado a se conhecer, trocar experiências e buscar o desenvolvimento conjunto, gerando constante networking e oportunidades de negócio. Por meio de reuniões periódicas, a Softplan e outras empresas participam de grupos de acordo com sua área de atuação e debatem problemas e necessidades de seus mercados.
As Verticais Construtech e Smart Cities buscam criar cidades mais dinâmicas e sustentáveis através da inovação e de trocas entre seus participantes. Para saber mais sobre as Verticais, clique aqui.
Fique por dentro do ecossistema através da newsletter, do LinkedIn e do Instagram da ACATE.