Último dia de Startup Summit 2023 reconhece empresas em desenvolvimento
O terceiro e último dia de Startup Summit chegou ao fim em 2023 com a esperada palestra de Eric Ries, autor do best-seller Lean Startup, que compartilhou os princípios e práticas para empresas que buscam inovar e crescer de forma sustentável. Para Ries, a mentalidade empreendedora em todos os portes de empresa pode transformar a cultura empresarial e gerar resultados a longo prazo. Além do conhecimento para desenvolver negócios, o evento neste dia 25 de agosto premiou startups catarinenses que foram apoiadas pelos programas Startup SC e Jornada Startups em 2023.
No palco principal do Startup Summit, 20 dentre as 50 startups selecionadas pelo programa Startup SC, realizado pelo Sebrae em parceria com a Fapesc, foram premiadas com R$ 80 mil reais cada, após obterem os melhores resultados na iniciativa de capacitação de empreendedores. Já no estande da ACATE, seis finalistas do programa Jornada Startups, parceria da Associação com o Sebrae, apresentaram pitch no demoday de encerramento das atividades de pré-aceleração neste ano. O pódio das startups vencedoras foi: iFlorestal (1ª), SurfEvolution (2ª) e ConstruMoney (3ª).
O programa BRDE Labs SC, realizado pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo-Sul (BRDE) e a ACATE, também foi destaque no estande da Associação no Startup Summit. A iniciativa está em execução com mais de 100 startups de toda Santa Catarina para acelerar a área comercial dos negócios. Com o objetivo de mostrar o impacto do programa, Felipe Castro do Couto, gerente de planejamento do BRDE, e Paula Lunardelli, vice-presidente de Ecossistema da ACATE, participaram de um painel com Bruno Augusto Rodrigues, que apresentou o case da sua empresa, a Conecta Suite, a qual participou da aceleração em 2022.
ACATE no Summit: Oportunidades de crédito, investimentos, negócios e desenvolvimento
Iniciativas para alavancar negócios por meio de recursos financeiros foram temas tratados no estande da ACATE durante a tarde do dia 25 de agosto. Com foco em crédito, o painel mediado pela vice-presidente de Finanças da Associação, Annalisa Blando, e com a participação de Luana Pedron, diretora Administrativa e Financeira do Badesc, e Júlio César Santos, gerente regional da cooperativa de crédito Únilos, detalhou oportunidades para acessar linhas de financiamento de até R$ 250 mil, com garantia de, no máximo, 80% via Fundo Garantidor ACATE. As linhas operadas pelo Badesc e Únilos possuem condições especiais e financiam a inovação e o capital de giro.
A vice-presidente de Finanças destacou a necessidade dos empreendedores aprenderem como acessar as melhores linhas. “O que mais quebra as empresas é a falta de dinheiro no caixa e linhas de crédito caras, além de deixar de pagar o cartão de crédito e utilizar o limite do cheque especial. Então, ter acesso a linhas de crédito com condições especiais e garantias é libertador”.
Na sequência, Fábio Ferrari, diretor do Grupo Temático de Investimentos da ACATE, apresentou dicas para um bom relacionamento entre startups que buscam investimento e possíveis investidores, além de como empreendedores podem identificar o melhor momento para captar recursos.
O estande da ACATE também recebeu o diretor do polo regional de Criciúma (SC), Jhony Pereira, em um bate-papo sobre o desenvolvimento de startups no interior. O diretor ressaltou a integração da empresas como um dos pilares para o crescimento de um ecossistema com pessoas engajadas e encontros contínuos.
No período da manhã, o último LinkLab Open Day no Startup Summit foi dedicado à inovação aberta no setor público. No espaço aberto a conexões entre startups e corporates do programa LinkLab da ACATE, Lucas dos Santos Machado, do Ministério Público de Santa Catarina (MP/SC), Anna Claudia Kruger, do Tribunal de Justiça do estado (TJ/SC), Tatiana Custódio, do Tribunal de Contas estadual (TCE/SC) e Diogo Quintino, do Governo de SC, representaram as áreas de inovação dos respectivos órgãos e destacaram a variedade de seus desafios, os quais podem ser solucionados por empresas de diversos segmentos além das govtechs.
A inovação aberta ainda foi tema no Palco Corporate, espaço voltado para grandes e médias empresas com curadoria de conteúdos da ACATE. Durante o dia 25 de agosto, três painéis discutiram o relacionamento perfeito entre corporações e startups, a contribuição da inovação aberta com o ESG e, também, o legado e impacto da cultura de inovação.
Verticais de Negócios: tecnologia para diferentes segmentos no Startup Summit
Durante os três dias de Startup Summit em 2023, as Verticais de Negócios da ACATE apresentaram networking de qualidade com empreendedores de diferentes segmentos. No estande da ACATE passaram representantes de empresas de tecnologia que atuam nas áreas de finanças, indústria 4.0, saúde e setor elétrico.
No segundo dia de um dos principais encontros do ecossistema de startups do Brasil, a Vertical Energia representada pelo seu diretor, Willian Zanatta, e o especialista Ricardo Yogui, debateu como os recursos financeiros impulsionam a inovação no setor elétrico. Já a Vertical Manufatura 4.0 apresentou a palestra de Túlio Duarte sobre a evolução da transformação digital na indústria 4.0.
No último dia, foi a vez das Verticais Fintech e Saúde. Ricardo Toledo, diretor da Vertical Fintech, e Fernando Freitas, superintendente do Inovabra, destacaram a inovação no segmento financeiro com tendências tecnológicas, entre elas, a Inteligência Artificial, Cripto e Open Finance. Na área da saúde, Walmoli Gerber Jr., diretor da Vertical Saúde, mediou o debate sobre desafios no mercado B2C com Matheus Alban, fundador da Nonno, startup investida pelo Nexpon, fundo de média equity do grupo de comunicação NSC. Bruno Watté, diretor geral da Nexpon, também participou do painel e detalhou a atuação do fundo e as oportunidades de apoio a startups com modelo de negócio que atende a clientes.
Startups Report SC e Programa Nascer 2023
Com o objetivo de promover a comunidade de negócios e tecnologia de Santa Catarina, o Sebrae/SC lançou no Startup Summit a edição de 2023 do Startups Report Santa Catarina. Através do site do projeto é possível localizar as startups de cada cidade e dados do ecossistema catarinense de inovação.
Luc Pinheiro, diretor técnico do Sebrae/SC apresentou algumas informações relevantes do estudo, em que estão mapeadas 1497 startups, de 105 municípios. Quanto ao mercado, 58% são atuantes no modelo B2B, 66% são consideradas microempresas e 47% encontram-se na fase de operação.
Com relação a ações para fomentar o ecossistema de startups, Luc Pinheiro ressaltou as iniciativas do projeto Startup SC do Sebrae, que engloba a realização do Startup Summit e já chegou a mais de 101 mil participantes online e 23 mil presenciais desde a sua primeira edição. O Startup SC também já impactou 400 empresas em seu próprio programa de capacitação empreendedora e 430 negócios no Jornada Startup, uma parceria da ACATE com o Sebrae/SC.
Outro programa do ecossistema de inovação de Santa Catarina é o Nascer e que chega a sua quarta edição em 2023. As inscrições foram lançadas pelo Sebrae estadual e a Fapesc no último dia de Startup Summit e é focado em apoiar empresas no estágio de ideação. O presidente da Fapesc, Fábio Pinto, o head de inovação do Governo do Estado, Felipe Mandawalli, e o gerente de Inovação e Startups do Sebrae/SC, Marcus Rocha, apresentaram a iniciativa que terá turmas em 15 cidades de Santa Catarina e uma virtual.
Toda a programação da ACATE no Startup Summit 2023 conta com a parceria da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc) e do Sebrae, além do patrocínio do Inovabra, QI Network, Softplan, Lexto, Saks, Softcon, Taller e Únilos.
Fique por dentro do ecossistema através da newsletter, do LinkedIn e do Instagram da ACATE.