Unesc firma parceria com Sebrae/SC e ACATE
Na quarta-feira (20/03), a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) firmou uma parceria estratégica com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae/SC) e a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), visando potencializar o ambiente de inovação na região. O acordo, marcado pela implementação da metodologia Miditec na Incubadora de Tecnologias e Ideias e Negócios da Universidade (Itec.in), situada no Parque Científico e Tecnológico (Iparque) da instituição, promete fortalecer o empreendedorismo e impulsionar o desenvolvimento de startups e empresas inovadoras.
A parceria tem como foco principal a realização de mentorias e capacitações empreendedoras, visando fortalecer a integração do ecossistema catarinense de incubadoras. Para tanto, serão adotadas diversas iniciativas, incluindo programas de mentoria para identificar e solucionar desafios enfrentados pelas startups, treinamentos especializados para empreendedores em estágios de MVP (Produto Mínimo Viável) e diagnósticos detalhados das ideias selecionadas.
Para Alexandre Souza, gerente de Inovação do Sebrae/SC, a metodologia Miditec, já reconhecida internacionalmente, tem como missão impulsionar negócios e empreendedores de alto impacto. O modelo, desenvolvido pela Acate em parceria com o Sebrae/SC, oferece conhecimento especializado, cria conexões estratégicas e promove uma cultura de colaboração.
“As startups terão um aprendizado baseado nas melhores práticas adotadas no mundo. O progresso significativo alcançado pela incubadora da Unesc na região é evidente, e estamos entusiasmados em unir forças com essa metodologia premiada para impulsionar ainda mais a maturidade das startups e das empresas inovadoras que integram esse ecossistema. Nosso objetivo é capacitar os empreendedores locais para se destacarem como verdadeiros líderes em seus setores, oferecendo-lhes um potencial de crescimento cada vez mais robusto”, explicou Alexandre em entrevista para o Portal Litoral Sul.
Nessa nova fase, o foco será o repasse integral da metodologia Miditec, incluindo ferramentas e frameworks utilizados. O programa envolverá uma série de workshops, consultorias e acompanhamentos, além de medições meticulosas realizadas ao longo do período de incubação. Todas as empresas participantes serão obrigadas a apresentar relatórios mensais detalhados, o que permitirá identificar e resolver desafios específicos enfrentados por cada startup.
Com a parceria, a Itec.in (incubadora de Criciúma) passa a ser parte da Rede MIDITEC, composta por 9 incubadoras sediadas nas mais diversas regiões de Santa Catarina, como Joinville, Blumenau, Brusque, Lages, Chapecó, Rio do Sul e Florianópolis. Para saber mais sobre, clique aqui.
Fique por dentro do ecossistema através da newsletter, do LinkedIn e do Instagram da ACATE.