UNESC inaugura IParque – Parque Científico e Tecnológico
A Unesc inaugurou na noite desta segunda-feira (11), o IParque – Parque Científico e Tecnológico. Localizado no bairro Sangão, em Criciúma, no Sul de Santa Catarina, o empreendimento reúne, num só local, quatro diferentes Institutos e uma incubadora: I.pat (Instituto de Pesquisas Ambientais e Tecnológicas), I.dt (Instituto de Engenharia e Tecnologia), I.ali (Instituto de Alimentos), I.pese (Instituto de Pesquisa Socioeconômica Aplicada) e I.tec.in (Incubadora Tecnológica de Ideias e Negócios).
A Unesc inaugurou na noite desta segunda-feira (11), o IParque – Parque Científico e Tecnológico. Localizado no bairro Sangão, em Criciúma, no Sul de Santa Catarina, o empreendimento reúne, num só local, quatro diferentes Institutos e uma incubadora: I.pat (Instituto de Pesquisas Ambientais e Tecnológicas), I.dt (Instituto de Engenharia e Tecnologia), I.ali (Instituto de Alimentos), I.pese (Instituto de Pesquisa Socioeconômica Aplicada) e I.tec.in (Incubadora Tecnológica de Ideias e Negócios). No mesmo lugar, também funcionam Planetário, Museu Tecnológico, Estação Metereológica, Museu Mineralógico, Litoteca, as Plantas Piloto Biogás e Biodiesel, Núcleo de Ensino e Núcleo Empresarial.
O reitor Gildo Volpato e o vice-reitor Márcio Fiori receberam os convidados numa tenda montada na entrada do I-Parque. Empresários, comerciantes, profissionais liberais, professores, acadêmicos e funcionários administrativos compareceram à solenidade. O governador Raimundo Colombo esteve representado pelo deputado federal e secretário de estado do Desenvolvimento Sustentável, Paulo Bornhausen. O presidente da Fapesc, Sérgio Gargione; o secretário do Desenvolvimento Regional, Luiz Fernando Cardoso; o presidente da ACIC, Olacir Bez Fontana; o prefeito Clésio Salvaro e seu vice; o presidente do sindicato das empresas produtoras de Plástico, Jaime Zanatta; entre outras autoridades econômicas, civis, militares e políticas, também participaram.
Para o reitor Gildo Volpato, o IParque é um empreendimento que vai contribuir para o desenvolvimento regional e na melhoria da formação dos alunos da Unesc, com mais pesquisa, extensão e prestação de serviços. Ele lembrou que a universidade precisa ser vanguarda, buscando, produzindo e transformando a sociedade e a vida das pessoas, agradeceu o empenho daqueles que tiveram a frente do projeto e pediu apoio da classe empresarial e política. “Lembro de quando começaram a ser criados aqui os primeiros núcleos de pesquisa, para que a Unesc atendesse mais a sociedade. Aqui estamos nós. Aquele sonho agora se torna realidade”.
O vice-reitor Márcio Fiori, que coordenou a implantação do IParque, lembrou que o sonho começou a ser construído em 2005 e que é o resultado do trabalho de muita gente. “Queríamos um projeto que articulasse ensino, pesquisa e extensão, mas fosse alem destas três dimensões”, disse. “Os empresários e os empreendedores que se instalarem no IParque, terão todo o apoio e a infraestrutura dos institutos à sua disposição”. Para ele, o sucesso do empreendimento dependerá do envolvimento de todos: empresas privadas, serviço público e comunidade acadêmica. “O IParque é do Sul catarinense e de SC. Todos podem e devem participar”.