UniSul e ACATE firmam parceria para desenvolvimento de soluções a empresas de tecnologia
A UniSul, integrante do ecossistema Ânima, estabeleceu parceria com a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) através do U-Connect, Programa Permanente de Inovação da universidade. Na terça-feira, 28 de maio, foi assinado um Termo de Cooperação Tecnológica com o objetivo de potencializar a capacidade inovadora de estudantes e professores para desenvolver soluções e, também, para conectá-los a empresas do estado. Além disso, a parceria firma um convênio de ensino dual entre ACATE e a Ânima.
Moacir Marafon, vice-presidente de Talentos da ACATE, celebrou as oportunidades que serão geradas a partir do relacionamento entre a entidade e a instituição de ensino superior. “Esta importante parceria proporciona que as mais de 1.700 empresas associadas à ACATE possam demandar pesquisas e soluções para o desenvolvimento de produtos inovadores junto a uma universidade que é destaque em Santa Catarina. Ao mesmo tempo, a UniSul poderá desenvolver pesquisa aplicada com base em problemas reais, além de promover a interação para que os cursos estejam adequados às demandas das empresas, o que vai gerar maior empregabilidade e melhor aplicabilidade dos conhecimentos”
O professor e coordenador de Inovação da UniSul, Eduardo Blanco, explica que o propósito é desenvolver ideias junto a empresas locais, unificando a expertise em pesquisa científica da Ânima/UniSul e oportunidades de pré-incubação junto à ACATE. “A iniciativa é acessível a todos os cursos, pois todas as áreas podem ter inovação. Percebemos que poderíamos potencializar o ecossistema de tecnologia catarinense, que hoje é um dos mais importantes do Brasil e da América Latina, com a capacidade empreendedora e inovadora dos nossos estudantes e professores”, explica Blanco.
Após a assinatura do acordo, será aberto um edital permanente para que os alunos se inscrevam. Os selecionados participarão da pré-incubação e, em seguida, terão contato com as 11 Verticais de Negócios da ACATE para compreender as demandas, conforme detalha o coordenador de inovação da UniSul: “O programa será desenhado com base no mapeamento de ideias e de empreendimentos realizado por nossos alunos e professores. Eles vão cumprir uma série de etapas na pré-incubação até modelar a ideia inicial a ser apresentada. Depois, será o momento de aprimorar as propostas, realizar um filtro, uma pré-seleção que serão levadas à ACATE”, afirma.
As soluções serão apresentadas à vice-presidência de Talentos da Associação para serem aprovadas. A partir daí podem ser firmadas parcerias e os estudantes receberão mentorias de empreendedores e professores. O convênio de ensino dual permitirá que os estudantes consigam ter a experiência na prática, atuando próximos das empresas de tecnologia e conhecendo processos.
Para o professor Anderson Soares, coordenador da área de Engenharias da UniSul, “parcerias como essa, que fomentam a inovação, são fundamentais para os cursos da área de tecnologia, pois criam um ambiente propício para o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes. Ao interagir com empresas e instituições de ponta, os alunos têm a oportunidade de enfrentar desafios reais do mercado e estar em contato com inovações tecnológicas. Tais experiências enriquecem o aprendizado, tornando-os mais preparados e competitivos no mercado de trabalho, além de incentivar o espírito empreendedor”.
A Ânima Educação tem experiência no desenvolvimento de projetos que unem pesquisa e extensão tecnológica a fim de promover inovação e impacto em todo país. “Nossos cursos têm professores extremamente qualificados, a maioria doutores, com experiência de mercado. Muitos dos nossos professores são empreendedores, possuem empresas de base tecnológica, e temos alunos que também são empreendedores com capacidade de criação, de solução de problemas e de visão extremamente apurada para as demandas da sociedade”, completa o diretor-geral da UniSul, Rodrigo Alves.
“A ideia do U-Connect é tentar dar o maior apoio possível a essas ideias, para que consigam, de alguma forma, ter a possibilidade de serem inseridas no mercado, de serem reconhecidas ou de virar uma empresa, uma startup. Nós percebemos que ideias existem aos montes, mas há a dificuldade de transformá-las em um projeto consistente. Então, o U-Connect se propõe a colaborar nesse processo”, completa Blanco. A iniciativa com a ACATE é a primeira do programa e já há tratativas junto a outros ecossistemas de inovação para novas parcerias.
Fique por dentro do ecossistema através da newsletter, do LinkedIn e do Instagram da ACATE.