Evento sobre inovação no varejo aproxima empresas ao futuro do segmento
O lounge do CIA Primavera, em Florianópolis, esteve lotado na última quinta-feira, 14 de julho, para o Varejo Tech Day. Com mais de 300 participantes no evento presencial e 500 menções à ocasião no Instagram, o encontro reuniu grandes nomes do mercado em mesa redonda, palestras e showcases, além de um pré-evento de matchmaking.
Esse foi o primeiro evento oficial da Vertical Varejo, grupo da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) que reúne empresas de desenvolvimento e comercialização de soluções tecnológicas para o varejo. A iniciativa tinha o objetivo de trazer conhecimento e gerar negócios para empreendedores, em conversas sobre as transformações do segmento.
“O Varejo Tech Day responde àquilo que vimos com a pandemia, no que se refere à mudança de comportamento do consumidor. O caminho de agora a seguir não é apenas baseado em lojas físicas, nem somente online, mas é a integração dos dois”, comenta Betina Backes, proprietária da Dona Catarina, loja de roupas femininas na capital catarinense. Ela e a colaboradora Julia Graziela Nunes, produtora digital, souberam da oportunidade pelo Sebrae, se interessaram pelas discussões e decidiram assistir como ouvintes, ainda que o seu negócio não seja de base tecnológica.
“Gostaria que o evento durasse o dia inteiro, porque são muitos assuntos bons para se falar. Aprendemos muito com os cases de sucesso, porque eles são grandes e cresceram ainda mais durante a crise. Pudemos conhecer a história deles e o que fizeram para chegar onde estão”, afirma Julia.
Fizeram parte da programação os conteúdos “O Tech também é negócio”, com Leonardo Martins, Diretor de Tecnologia no Grupo Boticário; “De office-boy a executivo nacional”, com Wagner Muller, Head da Vertical Varejo da Zucchetti; “A transformação do Varejo e o novo perfil do consumidor”, com Lúcio Leite, Diretor de Transformação Digital da Teltec Solutions; o showcase “Loja Conceito”, com Hálef Soler, Head de Inovação no Brasil da Oracle; e a palestra “Case Stone e o Futuro do Varejo”, com Bernardo Carneiro, Sócio e Diretor de M&A e Inovação na Stone Pagamentos.
“Santa Catarina é uma das nossas principais regiões de operação da Stone Pagamentos no país. Por isso, é fundamental que estejamos conectados ao ecossistema local”, declara o palestrante Bernardo Carneiro. “O empreendedorismo tem muito a ver com a cultura da nossa fintech e o que acreditamos enquanto forma de mudar o país. Um evento dessa qualidade, que envolveu tanta gente de Florianópolis e do interior do estado, nos aproxima da inovação”.
Houve ainda uma mesa redonda com Hugo Olivo, Presidente da La Moda, Alfredo Garcia Lopes, Diretor de TI e Operações do Fort Atacadista, Monique Campos, Diretora de Marketing do Grupo Almeida Júnior, falando sobre como a tecnologia tem sido usada em seus grupos empresariais para aumentar a lucratividade e melhorar o negócio.
Para o Diretor da Vertical, Bruno Guimarães, CEO e co-fundador da WiFeed, o evento foi um sucesso. “É mais um passo na jornada de consolidação do nome da Vertical Varejo no cenário nacional do segmento”. Segundo ele, está nos planos do grupo fazer novas edições do Varejo Tech Day nos próximos anos. “Conseguimos trazer gigantes do segmento, trouxemos conteúdos de altíssima qualidade, geramos conexões com fundos de investimento e negócios para as startups”.
É o que comemorou Marcos Trinca, CEO da More Than Real. De acordo com o participante, o evento lhe rendeu boas oportunidades de networking. “Conversamos com os grupos Boticário, Pão de Açúcar, Fort Atacadista e dois fundos de venture capital. Todos demonstraram interesse na nossa plataforma. Esse momento vai, sem dúvidas, agregar bastante ao nosso negócio, tanto do ponto de vista de clientes quanto de parcerias”.
Matchmaking by Oracle
Antecedendo a abertura do Varejo Tech Day, a Vertical promoveu o momento de conexão Matchmaking by Oracle, exclusivo para convidados. Em um ambiente descontraído, com showcase e espaço livre para interações, mais de 80 startups da Vertical, fundos de investimento, patrocinadores e varejistas puderam conversar sobre dores, soluções e investimentos. Entre os participantes, estiveram Oracle, Fort Atacadista, Teltec Solutions, Zucchetti, Grupo Pão de Açúcar, Stefanini, Studio Z, Yuzer, Grupo Almeida Junior, Grupo Boticário, La Moda, Invisto, HiPartners, Aimorés Investimentos, Darwin Startups.
Luiz Guilherme Noldin, CEO da Inside The Box — aderida à Vertical Varejo e graduada do Programa MIDITEC —, esteve presente no Matchmaking como ouvinte. Ele define a experiência como excelente e enriquecedora. “É muito difícil para nós, enquanto empresa iniciante na área de tecnologia, conseguirmos conexões com empresas tão grandes e valiosas como as que participaram do evento. Nessa ‘troca de figurinhas’ cara a cara, foi possível identificar dores dessas corporates para as quais nós já possuímos soluções e temos como ajudar”.
Noldin ressalta também que o Varejo Tech Day demonstrou, ao longo de suas atividades, a força do associativismo catarinense. “Empreender é uma atividade muito solitária. Poder olhar para o lado e saber que outras pessoas estão passando, ou já passaram, por desafios similares aos nossos, nos ajuda a não cometer os mesmos erros. É sobre crescer em comunidade”.
Repercussão nas redes
No decorrer dos conteúdos e atividades presenciais, o Varejo Tech Day também gerou engajamento em plataformas online. No grupo de WhatsApp da Vertical Varejo, diversas interações foram registradas. Em depoimento, a startup Múltipla Estratégia caracterizou a iniciativa como “apoteótica” [gloriosa; divina]. “Superou todas as expectativas: na organização, na qualidade, no conteúdo, pessoas e negócios”.
Por fim, a CD2, outra integrante da Vertical e patrocinadora do evento, promoveu um momento de integração em suas redes sociais, realizando um sorteio de prêmios via hashtag própria. A ação rendeu mais de 500 menções ao evento no Instagram.
Vertical Varejo
O varejo está passando por um grande movimento de transformação e fala-se muito em digitalização, inovação e disrupção. Mas como ficar por dentro dessas discussões, trazer esses conceitos para a realidade do dia-a-dia e gerar resultados?
Além do Varejo Tech Day, a Vertical Varejo realiza encontros periódicos e faz da atuação em rede a chave para o desenvolvimento mútuo e o fortalecimento do setor de tecnologia.
>> É um player do segmento? Clique no banner e descubra como gerar networking e oportunidades para sua empresa.