Vencedores do concurso BRGames serão anunciados em agosto
“Recebemos um total de 200 inscrições, número duas vezes superior à nossa expectativa inicial. Optamos por postergar para o dia 3 de agosto o anúncio dos vencedores desta primeira fase para que a comissão julgadora tenha um prazo maior para analisar todos os projetos”, explica Ana Cristina Ekerman, coordenadora-executiva do BR Games 2009.
Iniciativa da Secretaria do Audiovisual e da Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, em parceria com a SOFTEX (www.softex.br), o BR Games tem por objetivo identificar novos talentos e, com apoio financeiro, estimular a produção de dez demos jogáveis de autoria própria, contribuindo para o fortalecimento da indústria nacional não apenas no mercado brasileiro, mas também no exterior. Sua realização conta com o apoio da Associação Brasileira de Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos – Abragames (www.abragames.org.br) e do Festival Internacional de Linguagem Eletrônica – File (www.file.org.br).
Na segunda etapa do concurso, com início em 21 de agosto, os 20 selecionados farão uma defesa oral de seus projetos diante da comissão julgadora, composta por profissionais do segmento de jogos de computador e entretenimento digital. Ela é integrada por John Forman, diretor de Capacitação e Inovação da SOFTEX; Emiliano Castro, diretor de relações institucionais da Abragames; Fabiano Onça, do FILE; e pelos professores Lauro Eduardo Kozovits e Edda Bomtempo representantes, respectivamente, da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAV) e da Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura (SPC).
No dia 25 de agosto serão divulgados os dez vencedores: sete (7) projetos jogáveis desenvolvidos por pessoas físicas e três (3) por empresas. Cada um receberá, respectivamente, uma verba de R$ 70 mil e de R$ 140 mil para o desenvolvimento dos demos, que devem estar prontos até fevereiro de 2010. Os valores serão liberados conforme o cronograma das etapas de entrega for cumprido.
Além do aporte de capital, os autores dos projetos selecionados passarão por um workshop sobre desenvolvimento de projetos de jogos eletrônicos, formatação, produção e mercado internacional. Suas empresas passarão também a integrar a vertical de games do Brazil IT e os jogos vencedores serão apresentados na edição do ano que vem da Game Connection, evento realizado paralelamente à Games Developers Conference, em São Francisco, nos Estados Unidos.
Assessoria de Imprensa da SOFTEX