Vertical Agronegócios da ACATE participa de lançamento do Núcleo de Inovação Tecnológica para a Agricultura Familiar
A Vertical Agronegócios da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) participou do lançamento do Núcleo de Inovação Tecnológica para a Agricultura Familiar (NITA), realizado na últ
A Vertical Agronegócios da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) participou do lançamento do Núcleo de Inovação Tecnológica para a Agricultura Familiar (NITA), realizado na última terça-feira (22/08), no auditório do SEBRAE. A formação do Núcleo começou a partir da identificação de um distanciamento entre as propriedades rurais familiares e as tecnologias que estão sendo desenvolvidas para atender o setor. Isso gera de um lado, demandas não atendidas, e de outro, produtos e serviços desconexos com a realidade do setor.
A fim de promover a conexão entre agricultores familiares e empresas que desenvolvem soluções inovadoras para a produção agropecuária, o programa Santa Catarina Rural, da Secretaria de Agricultura e Pesca de SC, juntamente com o Banco Mundial, reuniram diversos representantes envolvidos com o agronegócio e com o ecossistema de tecnologia e inovação do estado, com o objetivo de formar o Núcleo e facilitar a execução de programas e projetos que supram essas lacunas. Assim, espera-se que os atores em cooperação, atuem para que a agricultura familiar se desenvolva e seja fortalecida, a partir da adoção de tecnologias e métodos que estejam condizentes com a realidade.
A oficialização do Núcleo aconteceu a partir da assinatura de um termo de cooperação entre as seguintes entidades: Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável; Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca; Secretaria Executiva do Programa SC Rural; Associação Catarinense de Fundações Educacionais (ACAFE); Associação do Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec); Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de SC (Epagri); Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de SC (SEBRAE SC); Fundação Certi; Universidade Católica de Santa Catarina; ACATE e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de SC (FAPESC).
Inicialmente, o Núcleo irá reunir, adaptar e oferecer serviços já existentes e realizados pelos parceiros. O objetivo é atender as demandas propostas e focar nas áreas de fomento ao empreendedorismo e inovação tecnológica voltadas ao setor, conectar as empresas com os agricultores e consolidar as tecnologias no campo. Dentre as primeiras ações do Núcleo, está a criação de um portal, já em fase de finalização. O site funcionará como um marketplace de soluções para a agricultura familiar, onde já foram mapeadas 44 startups e PMEs. O portal deve ir ao ar no dia 1º de setembro e poderá ser acessado pelo endereço www.nita.org.br
A Vertical Agronegócios tem sido protagonista no projeto para a criação do marketplace, e na aproximação com empresas de tecnologia. A Vertical espera ser a ponte entre os lados, trazendo e levando demandas, soluções e conhecimentos.