Vertical da ACATE discute sustentabilidade ambiental e negócios sustentáveis em seminário
Com o objetivo fomentar a cultura de sustentabilidade e apoiar o desenvolvimento de empresas catarinenses, a Vertical Sustentabilidade da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) promoveu no dia 20 de novembro a 2ª edição do Seminário Tecnologia e Sustentabilidade, que contou com o apoio da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) e do Governo do Estado.
Com o objetivo fomentar a cultura de sustentabilidade e apoiar o desenvolvimento de empresas catarinenses, a Vertical Sustentabilidade da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) promoveu no dia 20 de novembro a 2ª edição do Seminário Tecnologia e Sustentabilidade, que contou com o apoio da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) e do Governo do Estado. O evento foi marcado pela interação entre vários temas que envolvem a sustentabilidade, sob o ponto de vista do setor de tecnologia, da indústria e do meio governamental.
O diretor da Vertical, Gerson Zimmer, apresentou pesquisas que comprovam a importância das empresas de tecnologia incorporarem em seus planejamentos estratégicos medidas que visem a sustentabilidade do negócio, de produtos e da gestão, para garantirem o crescimento no longo prazo. O diretor destacou ainda o grande potencial para desenvolvimento de tecnologias no segmento. A FIESC apresentou o Plano de Sustentabilidade para Competitividade na Indústria Catarinense e a pesquisa Gestão Ambiental nas Indústrias de Santa Catarina, que apontou a importância da inclusão da sustentabilidade nos planos das indústrias. A entidade ainda ministrou palestra sobre gestão sustável, que possibilitou aos participantes uma melhor tangibilização do que é uma gestão sustentável e seus benefícios para as organizações, meio ambiente e comunidade.
Os participantes também puderam conhecer, por meio da apresentação da FINEP, que reforçou sua missão fomentar o desenvolvimento sustentável, as formas para financiamento de projetos sustentáveis. Já a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina apresentou o Plano de Sustentabilidade do Governo do Estado, que trouxe um o mapa do estado, apontando as ações do governamentais nesta área e o programa de ações para os próximos anos.
O seminário abordou ainda a gestão dirigida por valores, apresentando o modelo de avaliação de valores do Barrett Values Centre, eleito pela Consultoria McKinsey como a melhor ferramenta para avaliação da cultura organizacional para Europa e Estados Unidos. “Esta ferramenta está diretamente atrelada à visão de gestão sustentável por buscar ajustar os valores pessoais e da organização para desenvolvimento da cultura desejada”, explica Zimmer. O encontro apresentou exemplos de relatórios de sustentabilidade, que apontam caminhos para as empresas que desejam contabilizar o impacto de ações sustentáveis em seus negócios e também gerar planos de melhorias para os mesmos.
Vertical Sustentabilidade
A Vertical Sustentabilidade foi criada no segundo semestre de 2011, com o objetivo de fomentar o associativismo entre as empresas de tecnologia vinculadas à ACATE, que têm em sua gestão práticas de sustentabilidade ou que tenham como foco o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis. Juntas, essas organizações se fortalecem, pois trocam experiências e desenvolvem o conceito de sustentabilidade, seja no âmbito de desenvolvimento de tecnologias ou nos modelos de gestão.
As empresas que compõem a Vertical estão distribuídas em duas vertentes: empresas de tecnologia para o meio ambiente, que trabalham a sustentabilidade por meio da inovação tecnológica, desenvolvendo produtos para o mercado; e empresas que estão focadas na gestão sustentável. Atualmente, participam ativamente da Vertical Sustentabilidade as empresas Dígitro, Nexxera, Umwelt Biotecnologia Ambiental e Audaces, que ainda contam com o apoio da Unimed.
Mais informações: https://www.acate.com.br/noticia/industrias-de-sc-estao-preocupadas-com-sustentabilidade-mostra-pesquisa