Vertical Meeting reúne cerca de 100 pessoas em discussão sobre Blockchain e criptomoedas
O Vertical Meeting de setembro, promovido pela Vertical Fintech da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE), reuniu aproximadamente 100 pessoas no Centro de Inovação ACATE – Primavera, em Florianópolis, nest
O Vertical Meeting de setembro, promovido pela Vertical Fintech da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE), reuniu aproximadamente 100 pessoas no Centro de Inovação ACATE – Primavera, em Florianópolis, nesta quinta-feira (14). Victor Salciotti, Fabio Ferrari e Paulo Crestani, da Blocko Ventures, e Lio Vicente Bocorny, da Mosimann, Horn Advogados Associados apresentaram as oportunidades e novos negócios em Blockchain e criptomoedas.
Os palestrantes ressaltaram que Blockchain é uma tecnologia permanente, íntegra, transparente e imutável, uma vez que não é possível atravessá-la completamente e modificar informações. “Acreditamos que a chegada do Blockchain seja uma revolução mais forte que a da Internet”, destacou o investidor e empresário Crestani. A Blockchain pode ser utilizada para pagamentos internacionais, mercado de capitais, seguros e transações peer-to-peer, por exemplo. “É preciso quebrar paradigmas para entender a Blockchain. São modelos de organizações que já nascem descentralizadas” explica Ferrari.
Segundo o advogado Lio Vicente, a nossa legislação não deixa claro se as operações com tokens são legais. “Temos que levantar a discussão, o Brasil pode criar uma legislação inovadora para poder aproveitar todo o potencial da Blockchain”, afirma.
Victor Salciotti acredita que a fase de exploração do Blockchain foi entre 2013 e 2015; de 2016 a 2017 chamam atenção dos early adopters; em 2018 e 2019 deve ocorrer a expansão; e a partir de 2020 virá a maturidade, quando as primeiras grandes operações irão começar a adquirir massa crítica.
A Blocko Ventures pretende lançar os primeiros veículos de investimento em Blockchain completamente regulados com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A organização ficará instalada fisicamente no Centro de Inovação ACATE – Primavera.