Vertical Saúde debate futuro econômico e social da saúde no Brasil
A Vertical de Negócios de Saúde da ACATE realizou um encontro com Gonzalo Vecina, fundador da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e um dos idealizadores do Sistema Único de Saúde (SUS), na última quarta-feira (29). Gonzalo apresentou palestra com o tema “O que esperar do futuro do espaço da saúde como atividade econômica e social no Brasil” e debateu com lideranças governamentais, empresariais e de entidades sobre mudanças na área.
O painel de discussões foi mediado por Walmoli Gerber Jr., diretor da Vertical Saúde e vice-presidente de Marketing da ACATE, e contou com a participação do Secretário Municipal de Saúde de Florianópolis, Carlos Justo, e os presidentes do Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM/SC), Eduardo Porto Ribeiro, e da Associação Catarinense de Medicina (ACM), Ademar Paes Junior.
As lideranças discutiram assuntos como o custo da saúde no país e o rol da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que define os procedimentos, exames, cirurgias e medicamentos que obrigatoriamente devem ser cobertos pelas operadoras de saúde. Após julgamento do Superior Tribunal de Justiça (STJ), no início de junho, o rol teve seu entendimento alterado e abriu debate se os planos devem arcar com serviços e medicamentos que estão fora da lista do órgão regulador. Além disso, Gonzalo debateu sobre a formação de médicos e possíveis reestruturações do SUS, com base em novos modelos de operação e financiamento.
A sustentabilidade econômica e social da saúde no Brasil também foi abordada no painel por meio de processos de interoperabilidade das informações de pacientes via prontuários eletrônicos, o que poderia gerar previsibilidade de custos e dados para o cuidado contínuo. Gonzalo destacou o papel da tecnologia aliado à saúde: “O desenvolvimento tecnológico nos campos das ciências da computação e da saúde são vetores que vão fazer uma transformação muito grande no futuro”.
O evento teve a contribuição beneficente dos participantes com a doação de fraldas infantis que foram destinadas ao Hospital Infantil Joana de Gusmão. O diretor da Vertical, Walmoli, realizou a entrega das doações no dia 1º de julho.
O evento foi promovido pelo grupo de empresas associadas à ACATE, que atuam no desenvolvimento e comercialização de soluções em tecnologia para o segmento de saúde. A iniciativa teve patrocínio das empresas Topmed e da Animati, além do apoio do Zlabs, hub de inovação da Unimed e do Colégio Brasileiro de Executivos da Saúde de Santa Catarina (CBEXs/SC).