VerticAlmoço mostra como a engenharia chegou ao marketing moderno
A ACATE comemorou na última terça-feira, 07 de abril, os 29 anos da entidade com a realização do primeiro Verticalmoço em sua nova sede. Cerca de 100 pessoas acompanharam a palestra de Eric Santos, CEO da Resultados Digitais, que abordou como as empresas de tecnologia podem criar uma máquina escalável de vendas e oportunidades de negócios a partir do marketing digital.
A ACATE comemorou na última terça-feira, 07 de abril, os 29 anos da entidade com a realização do primeiro Verticalmoço em sua nova sede. Cerca de 100 pessoas acompanharam a palestra de Eric Santos, CEO da Resultados Digitais, que abordou como as empresas de tecnologia podem criar uma máquina escalável de vendas e oportunidades de negócios a partir do marketing digital.
Santos, empreendedor há cerca de 10 anos, mostrou como o marketing – e principalmente o processo de compra do cliente – mudou profundamente nas últimas décadas. "Saímos de um período em que as vendas eram feitas por meio de veículos de massa, quando o vendedor era o principal meio de contato com o consumidor. Hoje, 60% da decisão de compra foi tomada antes mesmo do primeiro contato do cliente com o departamento de vendas – o vendedor hoje é um consultor de negócios", aponta Santos.
Usando como exemplo sua própria empresa – que cresceu 30 vezes em três anos e hoje tem 1,7 mil clientes – o CEO da Resultados Digitais afirma que o marketing moderno tem muito mais características de engenharia (métricas, tecnologia) do que publicidade e criatividade: "a partir do ano que vem, os CMOs vão investir mais em tecnologia do que os próprios CTOs. Não dá mais para as empresas se esconderem apenas atrás de métricas de vaidade, como curtidas na fanpage e views no YouTube".
A máquina escalável de vendas e marketing passa pela criação de canais de conteúdo, como blogs corporativos, e estratégias para atrair consumidores, converter visitas em oportunidades e manter o relacionamento mesmo após a realização da venda. Para empresas de tecnologia, o desenvolvimento desta estratégia pode levar a um crescimento escalável dos negócios, que é um dos fatores mais importantes para atração de investidores. "O marketing deve ser visto como uma máquina orientada a números e resultados. A previsibilidade do crescimento, e sua lucratividade, é o que atrai recursos", define.
Além da palestra, o Verticalmoço marcou o lançamento do projeto do livro especial dos 30 anos da ACATE, a cargo da BB Editora, com data prevista para 2016. O próximo evento das Verticais de Negócios está marcado para o dia 5 de maio, quando serão lançados os indicadores de sustentabilidade para empresas de base tecnológica, desenvolvidos pela Vertical Sustentabilidade.