WK Sistemas, de Blumenau, cresce 15% e supera meta de 2020 mesmo com pandemia
Superar uma meta de crescimento traçada antes da pandemia é um desafio que muitas empresas mal conseguiram enfrentar em 2020. Em Blumenau, uma tradicional desenvolvedora de sistemas de gestão (ERPs) criou um “grupo de guerra” e focou no relacionamento com clientes e canais de venda para ultrapassar os objetivos definidos em um mundo pré-Covid 19.
A WK Sistemas, associada ACATE que atua há 37 anos no mercado, fechou 2020 com uma expansão de 15,3% no faturamento (a meta era 12%) e, ao fortalecer suas estratégias comerciais e de produto, espera crescer 25% em 2021.
“Em um ano tão atípico, sabíamos que a meta não ia ser alcançada facilmente. Mas conseguimos engajar muito o nosso time com o planejamento que foi desenhado para atravessarmos a pandemia. Criamos um verdadeiro ‘grupo de guerra’, para conquistar novas receitas e criar laços cada vez mais estreitos com clientes, canais e colaboradores”, explica Marcio Tomelin, Diretor de Produto e Mercado da WK.
Logo nas primeiras semanas de quarentena, a estratégia da companhia foi repensada com base no novo cenário e passou a ser revisada mês a mês. Uma das prioridades era que os executivos de negócio estivessem cada vez mais próximos dos canais da empresa, ouvindo as necessidades do mercado, dos clientes e ajudando isso nas operações – antes esse contato era feito de forma majoritariamente presencial. O índice de satisfação dos clientes no período ficou em 97,92%.
“Nós passamos a usar novas ferramentas de comunicação e criamos novos rituais como as diversas lives que fizemos com nossos colaboradores e canais. Isso deixou a conversa mais aberta para que pudéssemos atuar de uma forma mais pró ativa e receptiva”, comenta Marcio.
No ano passado, a WK Sistemas captou mais de 30 parceiros credenciados no país e adquiriu operações de alguns canais médios e grandes, como a ERB, de Blumenau, e Kroll, de Ribeirão Preto (SP), entre outros. Também iniciou uma operação no Nordeste, contratou cerca de 50 colaboradores – entre eles os egressos de duas turmas do programa interno de formação – e terminou o ano em 20o. lugar no ranking das Melhores Empresas para Trabalhar em Santa Catarina, categoria Médias, do Instituto Great Place to Work (GPTW).
Para 2021, a expectativa de crescimento está calcada na estratégia de dobrar os investimentos em marketing (ampliando participação no mercado e na rede de parceiros), desenvolver melhorias no produto – uma nova interface de seu sistema será lançada no segundo semestre – e a contratação de pelo menos 50 colaboradores – atualmente, são mais de 170 pessoas na equipe.
*Fonte: SC Inova.